Título: Lula prestigia Exército
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/04/2005, País, p. A2
Festa coincide com negociação de reajuste militar
BRASÍLIA - Amanhã, às 10h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa das comemorações do Dia do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Instituído por decreto presidencial em 1994, o Dia do Exército é comemorado em 19 de abril em memória à Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648, contra os invasores holandeses na então capitania de Pernambuco. A cerimônia de comemoração do Dia do Exército acontece no momento em que as Forças Armadas negociam com o governo o pagamento da segunda parcela do reajuste que teria sido prometido aos militares no ano passado. Na semana passada, o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, disse que a questão será tratada com atenção pelo governo, mas mencionou as dificuldades orçamentárias que se interpõem ao reajuste. Sobre este assunto, o chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu, disse que a negociação está aberta.
- O tempo, o prazo e o valor deste aumento, caberá ao presidente da República decidir, a partir dos estudos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
Além do presidente, participarão da cerimônia promovida pelo Comando do Exército, ministros de Estado, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, os comandantes da Marinha e da Aeronáutica e outras autoridades civis e militares convidadas.
Durante a cerimônia, será entregue a ''Ordem do Mérito Militar'', condecoração concedida pelo Exército para premiar autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao Exército, bem como as Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais e estrangeiras, que tenham se tornado merecedoras de homenagem especial do Exército Brasileiro.