Título: O ritual
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/04/2005, Internacional, p. A7

Experiência O novo papa será eleito por 115 dos 117 cardeais com menos de 80 anos (de um total de 183 cardeais vivos) reunidos no conclave do Vaticano, uma experiência pela qual apenas dois deles passaram até o momento. Consagração Dos 117 cardeais, 114 foram nomeados por João Paulo II em nove consistórios, o último deles em 21 de outubro de 2003, e os outros três foram consagrados por Paulo VI.

Ausências Dos 117 aptos a participar do conclave, os cardeais filipino Jaime Sin e mexicano Adolfo Antonio Suárez Rivera anunciaram que não poderão participar do conclave por motivos de saúde.

Tempo O cardeal mais jovem é o húngaro Peter Erdo, de 53 anos, e o mais velho é o italiano Marco Ce, 79.

Poder Entre os cardeais mais poderosos estão os italianos Angelo Sodano, de 77 anos, secretário de Estado; Francesco Pompedda, de 76 anos, prefeito emérito do Supremo Tribunal Apostólico; e Giovanni Battista Re, de 71 anos, prefeito da Congregação de Bispos.

Influência Exercerão também forte influência o alemão Joseph Ratzinger, de 77 anos, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; o colombiano Darío Castrillón Hoyos, de 75 anos, prefeito da Congregação para o Clero; o nigeriano Francis Arinze, de 72 anos, prefeito da Congregação para o Culto Divino; e o americano Francis James Stafford, de 73 anos.

Avignon Desde as primeiras assembleias cristãs romanas, em 1179, a eleição de um novo papa ocorreu quase sempre em Roma e, desde 1492, na Capela Sistina. Nem todos os conclaves, contudo, tiveram lugar no Vaticano: cinco ocorreram no atual palácio da presidência da República Italiana; 16 em outras cidades italianas e sete na França, no período de Avignon (1305 a 1375).

Per Scrutinio Pela primeira vez na história da Igreja está prevista apenas uma modalidade de votação, per scrutinio, abolindo modos de eleição anteriormente existentes (por inspiração e por compromisso).

Impasse Se depois de três dias não houver consenso, há um dia de interrupção para oração, colóquio entre os eleitores e reflexão espiritual.