O Globo, n.31.580, 23/01/2020. Economia. p.19

BNDES: venda de ações melhora caixa da União
Daniel Rittner
João Sorima Neto 


 

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou ontem no Fórum de Davos que a oferta pública das ações da Petrobras detidas pelo banco deve melhorar as finanças da União em 2020. Ele evitou, no entanto, fazer estimativas.

O BNDES vai vender até 9,86% das ações ordinárias (ON, com direito a voto) da Petrobras, praticamente eliminando sua participação acionária na estatal, de acordo com Montezano.

Ele disse que a operação dá continuidade à estratégia de desinvestimento do banco, que recentemente incluiu a venda total das participações na Mar frige na Light.

Segundo Montezano, a oferta deve ficar entre R $19,6 bilhões e R $23,5 bilhões, dependendo da demanda. Os recursos, explicou, entrarão no caixa doBND ES e reforçarão o desempenho financeiro do primeiro semestre.

SINALIZAÇÃO POSITIVA

Quando o balanço até junho for fechado, o banco pretende mandar 60% do lucro líquido em dividendos para a União, atingindo o máximo legal da transferência permitida.

Segundo analistas consultados pelo GLOBO, o anúncio em Davos da venda de ações pelo BNDES é uma forma de o ministro da Economia, Paulo, Guedes, mostrar lá fora que o país caminha na direção da desestatização e está aberto ao investimento estrangeiro.

— O anúncio da venda das ações da Petrobras, uma estatal, que estão em posse do governo é uma sinalização da disposição de desestatizar o país e de buscar capital estrangeiro —disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Ele avalia que a BNDESPar deverá vender ações de setores onde o país precisa do capital privado para superar lacunas de investimento, como infraestrutura. Os papéis da Triunfo, na qual a BNDESPar tem 5,09%, são um exemplo.

Segundo Arbetman, a Petrobras representa 40% do total da carteira da BNDESPar. Depois vêm JBS, com 14,9%; Vale, com 12,10%; e Eletrobras, com 8%.

Levantamento do consultoria Economática mostra que, se a BNDESpar vendesse hoje no mercado as ações de empresas nas quais sua participação supera 5%, considerando tanto papéis preferenciais como ordinários, seriam arrecadados R$ 87 bilhões.

Para Fernando Marcato, sócio da GO Associados, a venda da carteira da BNDESPar está começando com os papéis mais negociados:

— A BNDES Par ter participação acionária numa estatal, como a Petrobras, não faz sentido. A estratégia é vender as ações mais líquidas, e os papéis da Vale também devem ser oferecidos.

Também ontem, Montezano relativizou os R$ 48 milhões gastos coma auditoria para investigara suposta caixa-preta da instituição. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu esclarecimentos ao banco a respeito da contratação de escritório americano para auditoria externa independente. Segundo Montezano, a empresa foi contratada entre 2017 e 2018 e é “difícil julgar” a decisão.

—Era outra conjuntura. Tenho 20 anos de mercado financeiro e, mesmo quando me apresentam (operações), peço para explicarem de novo.