Título: Credibilidade aliada à modernidade
Autor: José Eduardo Gonçalves*
Fonte: Jornal do Brasil, 18/04/2005, Economia & Negócios, p. A17

Em seu 85º aniversário, a Gazeta Mercantil adota um visual mais leve, mantendo o conteúdo de qualidade

Nosso desafio é atualizar um clássico. E como se faz isso? Mantemos a essência desse clássico: o conteúdo isento, de qualidade e credibilidade. Em torno dessa essência, colocamos um visual mais leve, que facilita a leitura e se ajusta aos novos tempos. Abrimos mais espaço para as opiniões, já que a troca de experiências, a análise de tendências e os posicionamentos sob sólida argumentação interagem de forma ainda mais acentuada com a evolução dos negócios mundiais.

A capa que o jornal exibe a partir de hoje é mais seletiva, com as cinco ou seis reportagens de maior importância da edição - algumas encerrando naquele espaço e outras continuando nas páginas internas, mas em ambos os casos eliminando de vez qualquer repetição de informações.

A capa traz também uma novidade sintonizada com este período de informação rápida e concisa. Trata-se da coluna Primeiro Plano, com cerca de 15 notas curtas sobre fatos que não podem ficar alheios ao conhecimento imediato do leitor, ainda que mereçam uma abordagem mais aprofundada nas edições seguintes. Nesse espaço também aparecem as chamadas para reportagens essenciais e para o que há de mais interessante no caderno Empresas & Negócios. No fecho, são mostrados os destaques do dia da agência de informações econômicas e financeiras InvestNews, com acesso pela internet.

A Gazeta Mercantil passa a circular com três cadernos. A macroeconomia está no foco central do primeiro caderno, por meio das editorias de Opinião, Nacional, Política, Legislação e Internacional. Em uma das páginas de Opinião, o leitor tem acesso aos artigos de um time de notáveis - empresários, políticos, líderes e pensadores de alta representatividade do país, além das análises desenvolvidas por editores da equipe do jornal. A presença de alguns dos notáveis neste espaço terá periodicidade predefinida, para facilitar o acompanhamento de suas idéias.

Ao final do primeiro caderno, o leitor encontra, ainda, a editoria Gazeta do Brasil, com um amplo panorama dos negócios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Na prática, esta editoria reforça o conceito de cobertura do jornal, que se propõe não apenas a circular nacionalmente, mas também a noticiar fatos e empreendimentos de relevância do dia-a-dia empresarial fora do triângulo São Paulo-Rio-Brasília.

O segundo caderno, de Finanças & Mercados, contém um profundo exame do setor financeiro por meio das editorias de Finanças, Capital Aberto, Bolsas nacionais e internacionais, Fundos Mútuos, indicadores econômicos e cotações de mercadorias. O destaque da última página deste caderno é a editoria Agronegócio, em cores, com matérias especiais sobre um dos mais dinâmicos setores da economia.

Pela importância crescente e por transitarem expressivamente em todos os segmentos da economia, Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações formam a editoria de capa do nascente terceiro caderno da Gazeta Mercantil, intitulado Empresas & Negócios. Além de TI/Telecom, o caderno traz as editorias específicas de Indústria, Administração & Serviços (aí incluído o Comércio), Energia & Saneamento, Transporte & Logística e Comunicação, essa última uma evolução natural da editoria Mídia & Marketing, que o jornal publica há anos.

Empresas e pessoas, no entanto, já não podem ser compreendidas numa só abordagem jornalística, ainda que as segundas sejam responsáveis diretas pelo desempenho e, conseqüentemente, pelo sucesso das primeiras. Com a nova editoria Plano Pessoal, no final do terceiro caderno, a Gazeta Mercantil estréia um espaço especial - de duas páginas diárias - para deixar o leitor melhor informado sobre seus assuntos pessoais. De segunda a sexta-feira, Plano Pessoal trará em sua página inicial um amplo panorama sobre os investimentos em fundos, imóveis, obras de arte e outros ativos de expressiva rentabilidade, sempre com a opinião de um consultor ou especialista.

A movimentação de executivos, suas oportunidades e as formas de aprimoramento profissional estarão em Plano Pessoal por meio da seção Carreiras, às segundas e quintas-feiras. Nas terças-feiras, renomados especialistas informarão e comentarão as tendências e o que já é sucesso em estilo pessoal, moda, postura e etiqueta. Os veículos de luxo serão mostrados em detalhe em Automóvel, às quartas-feiras. Os produtos de alto nível, verdadeiros objetos de desejo - entre os eletrônicos e relógios, por exemplo - estarão na pauta das quintas-feiras, em Consumo. E nas sextas-feiras, Plano Pessoal dará especial destaque aos prazeres da vida, com matérias exclusivas e opiniões sobre viagens, gastronomia, vinhos, charutos e golfe.

Ainda nas sextas-feiras, o leitor da Gazeta Mercantil continuará a encontrar o caderno Fim de Semana, porém com uma nova roupagem e o conteúdo focado em cultura, com uma cobertura refinada sobre artes plásticas, literatura, música de alto nível, teatro, cinema, história e perfis intelectuais. O caderno também incluirá um guia de artes e espetáculos dos grandes centros brasileiros e do exterior. E publicará matérias analíticas sobre as novidades e tendências culturais do exterior, sobretudo da Europa.

Todas as editorias da Gazeta Mercantil estão abertas à participação de articulistas, que podem compartilhar suas análises e opiniões com os leitores e personagens dos setores cobertos naquele espaço. O mesmo acontece com as iniciativas de empreendedorismo: a partir de hoje, todas as editorias estão aptas a publicar matérias sob a rubrica Empreendedor, colocando em prática mais uma faceta do conceito de flexibilidade adotado por este jornal, que entende modernidade como um par perfeito para a consagrada credibilidade.

(*) Diretor Editorial da Gazeta Mercantil