Título: Atualização de um clássico
Autor: Nelson S. Tanure
Fonte: Jornal do Brasil, 17/04/2005, País, p. A5

Gazeta Mercantil / 85 anos

Chega amanhã aos mais importantes empresários, formadores de opinião e agentes econômicos versão atualizada do maior e mais tradicional diário de negócios do Brasil ¿ a Gazeta Mercantil. Liderar é atualizar-se continuamente. Este foi o desafio a que nós, na Editora JB, nos lançamos há pouco mais de um ano. Não foi tarefa fácil. Promovemos modernizações gráficas e editoriais. Renovamos nosso entusiasmo. Fortalecemos nossa capacidade de competir e crescer.

Nos últimos meses, discutimos e elaboramos uma série de aperfeiçoamentos para este clássico que é a Gazeta Mercantil. Para tanto, levamos em consideração o que se faz de mais moderno e eficiente em publicações congêneres no mundo, como o Wall Street Journal, o Financial Times e o Handelsblatt.

Após uma série de consultas a diferentes segmentos da sociedade, chegamos ao resultado que os leitores da Gazeta Mercantil encontrarão amanhã. Com base no modelo de êxito que já conta 85 anos, a opção foi por breves reformas pontuais, que não afetam a noção de densidade e sobriedade que sempre caracterizaram o jornal.

Levamos também em conta a própria evolução da economia brasileira e mundial. Fundada em 1920, quando, no plano nacional, o país ainda se marcava pela monocultura de exportação e, no plano externo, o rescaldo do fim da 1ª Guerra Mundial.

Daquele longínquo momento a este Brasil de 2005 e seus complexos desafios, a Gazeta Mercantil tem sido testemunha e intérprete das radicais transformações no modo de fazer negócios. Mais: identifica e aponta tendências; constrói cenários. É instrumento de trabalho para todos os que querem progredir, vencer ¿ e desenvolver à plenitude sua livre iniciativa.

As principais características dessa atualização encontram-se no uso crescente de infográficos, na facilitação da leitura, num visual mais moderno e agradável. No conteúdo, ênfase crescente em setores dinâmicos da economia brasileira e mundial. Atenção renovada à capacidade de nossas empresas em competir internacionalmente. Além da cobertura cada vez mais multissetorializada, do agronegócio às tecnologias da informação, da infra-estrutura logística aos produtos de ponta do mercado financeiro.

A partir de amanhã, a Gazeta Mercantil traz também foco redobrado no tema do empreendedorismo, das pequenas e médias empresas, do desenvolvimento da carreira do executivo. Na mesma medida, a expansão do espaço de análise e opinião; de interpretação dos obstáculos e oportunidades com que se depara o empresário brasileiro.

Amplia-se ainda a sinergia com o Investnews, nosso ágil serviço on-line de informações econômicas e financeiras, e com o BIG-Brasil International Gazeta, pioneiro jornal sobre o Brasil, produzido por brasileiros, e veiculado nas línguas mais faladas do mundo em 5 continentes. Não é à toa que a Gazeta Mercantil é um jornal de tanta liderança e prestígio. Chega diariamente a 50 mil empresas. A meio milhão de leitores. É o 5° maior jornal econômico do mundo. Números conquistados em mais de oito décadas de independência e qualidade ¿ princípios que marcam e sempre marcarão a Gazeta Mercantil. São nossos pilares para os próximos 85 anos. A Gazeta Mercantil foi, é ¿ e sempre será ¿ o principal porta-voz do empresariado e do setor produtivo do Brasil.

Orgulhosa de sua tradição e fortalecida por sua história, a Gazeta Mercantil está virando uma página, inaugurando nova fase, atualizando-se. Leitores e amigos podem ter uma certeza: continuaremos a fazer o maior ¿ e melhor ¿ jornal de economia e negócios do país.