O Globo, n. 31494, 29/10/2019. Economia, p. 17

Pacote de emprego a jovem marcará 300 dias de governo

Geralda Doca
Maiá Menezes


O governo pretende comemorar os 300 dias demanda toem solenidade no Palácio do Planalto na próxima segunda-feira com o lançamento de um pacote de medidas para estimular o emprego entre jovens( de 18 anosa 29 anos) e pessoas acima de 55 anos.

Para isso, a equipe econômica vai desonerar afolha de pagamento, zerando as contribuições para a Previdência Social, o Sistema Se salário-educação dessas faixa setárias. O FGTS deverá cair de 8% para 2%, segundo técnico sapar das discussões. Os benefícios devem vigorar por dois anos, e os empregadores não poderão se aproveitar da nova modalidade de contratação para substituir os funcionários atuais.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério da Economia, os trabalhadores formais somaram 46,6 milhões (setor privado e público) em 2018. Do total, 12,656 milhões tinham de 18 anosa 29 ano se 8,544 milhões, acima de 50 anos.

Será anunciado um programa de microcrédito, voltado para a população de baixa renda e desbancarizada (sem acessoa instituições financeiras ). A ideia és e inspirar no Crediamigo, do Banco do Nordeste — que reúne vários empreendedores individuais ou grupos solidários que atuam no setor informal ou formal. A abertura de conta é gratuita, e o risco de calote é dividido entre tomadores.

Na oportunidade, será lançada uma ação para reabilitar trabalhadores afastados do serviço por acidente ou doença.Os detalhes do pacote estão sendo finalizados pela equipe econômica. No caso do emprego, a ideia é instituir a nova modalidade de contratação por medida provisória.

Aposta no agronegócio

As ações serão anunciadas após o retorno de Bolsonaro ao Brasil. Ontem, em Riad, ele disse que atuará para ampliar as exportações de frango da BRF para a Arábia Saudita:

— Queremos expandir nosso agronegócio. Vou tratar da questão do frango. É como toda ferida. Será cicatrizada.

Bolsonaro destacou o interesse dos árabes no cargueiro da Embraer KC 390.

— Estou preocupado. Se todo mundo confirmar que quer o cargueiro, não vai dar para todos —brincou.