O Globo, n. 31446, 11/09/2019. País, p. 6

A frase e seu preço
Daniel Gullino
Gustavo Maia
Natália Portinari
Naira Trindade


Um dia depois de o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC) publicar em sua conta numa rede social que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos”, autoridades reagiram ontem à afirmação do filho do presidente Jair Bolsonaro com discursos em defesa da democracia brasileira. Em novo texto no Twitter, Carlos disse que foi mal interpretado. Jair Bolsonaro continua internado em São Paulo em recuperação da cirurgia de correção de uma hérnia, e não comentou. Provocado, o porta-voz da Presidência, Rêgo Barros, declarou que “o que é tuitado nas redes sociais pessoais é de responsabilidade de quem o fez”.

A afirmação na qual Carlos pareceu considerar alternativas fora das “vias democráticas” para o país suscitou reações durante todo o dia de ontem. Ao deixar o Palácio do Planalto, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, reafirmou que o Brasil não pode cogitar outro caminho e disse que todo governo tem de ter paciência para negociar “com a rapaziada do outro lado da praça”, referindo-se ao Congresso.

Irmão sai em defesa

— São pilares da civilização ocidental. Pacto de gerações, democracia, capitalismo e sociedade civil forte. Sem isso, não existe civilização ocidental — afirmou Mourão, ao ser questionado sobre a importância da democracia.

—Temos que negociar com a rapaziada do outro lado ali da praça. É assim que funciona. Com clareza e paciência.

Questionado sobre a frase de Carlos Bolsonaro, disse apenas que “é problema dele”, e que a pergunta deveria ser feita ao vereador.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reagiu de forma enfática.

— É uma declaração que não cabe num país democrático. A gente viu o que aconteceu com a pressa da Venezuela em fazer as coisas fora de um sistema democrático — afirmou Maia.

— Uma frase dessas espanta quem quer investir no país. E, no final, a conta das nossas frases quem paga é o povo mais pobre. Quando você é alguém relevante, ou parente de alguém relevante, tem que tomar cuidado com o que diz porque gera esse tipo de situação.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse “desprezar” a declaração do filho do presidente.

— O Senado, o Parlamento brasileiro e as instituições estão fortalecidas. As instituições estão pujantes, trabalhando pelo Brasil. Uma manifestação ou outra em relação a esse enfraquecimento tem meu desprezo.

Sem citar diretamente as declarações, a procuradora geral da República, Raquel Dodge, saiu em defesa da democracia:

— Nós do MP temos que continuar a luta pela democracia, contra a opressão, contra a violência, por liberdades — afirmou.

— É preciso estar muito atento com relação ao modo como em meios virtuais nós brasileiros estamos usando a palavra para, acho, desunir, desunirmos como Nação e como país.

Diante de toda a repercussão de sua frase, Carlos Bolsonaro disse que sua declaração inicial foi uma justificativa aos que cobram mudanças urgentes, e que só constatou um fato ao dizer que por vias democráticas as coisas demoram a mudar. Ele reclamou da imprensa: “O que jornalistas espalham:

Carlos Bolsonaro defende ditadura. Canalhas!”.

Na véspera, sua mensagem completa no Twitter foi:

“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!”.

O deputado Eduardo Bolsonaro defendeu o irmão no plenário da Câmara:

— Olha essa frase: “A democracia é a pior forma de governo”. Winston Churchill. Se ele fosse filho do presidente, os opositores parariam por aí e não seguiriam a ler a mensagem,que termina:“com exceção de todas as demais” — iniciou o deputado.

— O que o Carlos Bolsonaro falou não tem nada de mais. Quem aqui não sabe disso? Por nós, teria outra velocidade, mas o tempo do Congresso não é o tempo sociedade. Ponto.

“Temos que negociar com a rapaziada do outro lado ali da praça. É assim que funciona. Com clareza, determinação e muita paciência”

Hamilton Mourão, sobre a democracia

“É uma declaração que não cabe num país democrático. A conta das nossas frases quem paga é o povo mais pobre. Tem de ter cuidado com o que diz”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara

“As instituições estão fortalecidas e pujantes. Uma manifestação ou outra em relação a esse enfraquecimento tem meu desprezo”

Davi Alcolumbre, presidente do Senado

“(Foi) uma justificativa aos que cobram mudanças urgentes. O que jornalistas espalham: Carlos Bolsonaro defende ditadura. CANALHAS!”

Carlos Bolsonaro, vereador