O Globo, n. 31495, 31/10/2019. Sociedade, p. 31

Rio de Janeiro é o estado com pior cobertura de vacinação contra sarampo

Felipe Moura


O Ministério da Saúde divulgou ontem que o Brasil, na média, atingiu ametade 95% de vacinação contra o sarampo em crianças deseis meses a um ano. Embora 14 estados tenham superado o índice, outros 12 e o Distrito Federal ficaram aquém. Desses, a menor cobertura ocorreu no Rio de Janeiro, com apenas 69,2% das crianças imunizadas.

Cerca de 90,5% dos casos de sarampo foram registrados em São Paulo, mas o índice já foi superiora 99% e está caindo, segundo Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde. Agora, outros estados estão sob atenção, incluindo o Rio de Janeiro.

— A velocidade do surto em São Paulo diminuiu, mas temos transmissão no interior e em 18 estados. Pelos dados preliminares, Pernambuco, Rio, Bahia e Paraná implicam em maior atenção, pois estão tendo casos principalmente em adultos jovens —disse Oliveira.

O Brasil concluiu no dia 25 a primeira fase da campanha contra o sarampo. Entre 18 e 30 de novembro, o ministério dará início a uma nova fase da vacinação, desta vez com foco nas pessoas de 20 a 29 anos. Esse grupo é um dos mais atingidos pela doença e, com as festas de fim de ano, será priorizado, pois viaja mais.

Em relação aos municípios, quase 34,5% não atingiram ametade vacinação. Para ajudaras prefeituras, o ministério levantou 6,5 milhões de registros vacinais da tríplice viral de crianças coma té cinco anos. Assim, as prefeituras poderão fazer busca ativa de quem não estiver coma vacina em dia.

Nos últimos 90 dias, 5.560 casos foram confirmados; 19 estados apresentam transmissão ativa de sarampo.