Correio Braziliense, n. 21409, 28/10/2021. Cidades, p. 16
GDF empossa 128 aprovados
O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou, ontem, 128 aprovados no concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes), promovido em 2019. Desse total, 118 ficarão nesse órgão; oito vão assumir funções na pasta de Justiça e Cidadania (Sejus); e dois irão para a da Mulher (SMDF). A cerimônia, no Palácio do Buriti, teve participação das três secretárias: Mayara Noronha Rocha, Marcela Passamani e Ericka Filippelli, respectivamente.
Em discurso, a chefe da Sedes salientou que, desde o ano passado, a secretaria convocou 550 aprovados em concursos públicos — após, no mínimo, 10 anos sem chamamentos. “Mais de 500 servidores estão entrando, não apenas por vontade do governo, mas por uma necessidade”, declarou Mayara Noronha. Aos novos profissionais presentes, a secretária pediu que os trabalhos sejam feitos com empenho e entrega: “Peço que mantenham a garra. Vocês não estão aqui para servir a um governo, mas à população do DF”.
Na Sejus, a quantidade de posses desde 2019 se aproxima de 190, segundo Marcela Passamani. “É inegável a importância que os servidores de carreira têm. Há muito tempo, não se via tantos servidores. Sabemos do compromisso, da responsabilidade e da luta dos funcionários públicos para ocupar esses espaços. Estamos do mesmo lado, que é o de transformar o Distrito Federal”, afirmou.
Aprovado, nomeado e lotado na Sedes, Daniel Ribeiro, 31 anos, enfrentou dificuldades após o concurso, que teve várias fases, embargos e judicialização. A quantidade de percalços fez com que ele preferisse esperar pela nomeação para dar a notícia à família. “Eu estava inseguro, mas, graças a Deus, deu certo e, agora, posso comemorar com eles essa realização pessoal”, celebrou.
A cerimônia ocorreu no Palácio do Buriti, um dia antes da data em homenagem aos servidores públicos. Em discurso durante a solenidade, o governador Ibaneis se comprometeu a chamar mais aprovados até o fim de dezembro. “Aqueles que não foram empossados e estão na fila podem aguardar. A hora de vocês vai chegar ainda neste governo. Temos observado as vacâncias, e muitos de vocês, com certeza, serão nomeados este ano”, ressaltou o governador.
*Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio