Correio Braziliense, n. 21409, 28/10/2021. Cidades, p. 16

Com transmissão em queda, GDF estuda Dia D de vacinação

Samara Schwingel


A fim de acelerar a aplicação dos imunizantes e atingir o público que, por algum motivo, ainda não se vacinou contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estuda a possibilidade de promover um Dia D da vacinação contra a doença. A data terá de ser confirmada, mas, a princípio, está marcada para 6 de novembro. Em memorando destinado às superintendências regionais, a pasta pediu apoio à proposta. O documento orienta que, para esse fim, as salas de atendimento fiquem abertas na ocasião. “O sábado requer uma logística diferente da rotina dos serviços”, diz o texto.  

Até ontem, o DF tinha 2,24 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose — 87,1% da população apta a se vacinar (pessoas com mais de 12 anos) — e 1,62 milhão imunizadas (63,1%). Em relação ao reforço, 111.669 brasilienses receberam a terceira dose. Ontem, a taxa de transmissão da covid-19 chegou a 0,74. O índice é o mesmo de janeiro e, até o momento, o menor de 2021.

Em 24 horas, a capital federal teve mais 258 casos da covid-19 e 10 mortes provocadas pela doença. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela SES-DF ontem. No total, há 514.293 infecções e 10.841 óbitos confirmados pela pasta desde o início da crise sanitária.

 Com as atualizações, a média móvel de casos atingiu o menor patamar do ano e chegou a 314,8 — 62,6% a menos do que o verificado 14 dias antes. O indicador referente às mortes caiu 13,5% na comparação com o mesmo período e fechou o dia em 13,7. O cálculo ajuda a acompanhar o cenário atual da pandemia, pois leva em conta possíveis atrasos nas notificações pelas autoridades. Variações de até 15% representam situação de estabilidade.

Fique sabendo

Obrigatório

» Uso de máscaras em espaços públicos fechados. Pessoas sem o item podem ser impedidas de entrar nos estabelecimentos em caso de descumprimento.

Permitido

» O não uso de máscaras ao ar livre, a partir de 3 de novembro;

» Funcionamento de todo o comércio em horário previsto em alvará;

» Atividades coletivas culturais presenciais sem restrição de horário, desde que  respeitados os protocolos de segurança sanitária;

» Competições esportivas profissionais e amadoras, shows, festivais e afins, desde que com 50% da capacidade de público e participantes totalmente vacinados ou com teste RT-PCR negativo — a coleta deve ser feita até 72 horas antes.