O Estado de S. Paulo, n. 46955, 09/05/2022. Política, p. A8

Disputa por Senado em SP leva a bate-boca e acusações na direita

Rubens Anater


A disputa pela vaga de São Paulo no Senado divide a direita e leva a troca de acusações. Précandidata e deputada estadual, Janaina Paschoal (PRTB-SP) criticou Jair Bolsonaro ao dizer que ele quer eleger "um pau-mandado". Aliada do presidente, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que seu "sonho" é o Senado.

Em uma rede social, Janaina atacou anteontem o presidente. "Por que Bolsonaro quer um Senado de pau-mandado?", questionou. A publicação foi vista como um recado a Zambelli. Ao Estadão a deputada federal afirmou que espera um posicionamento de José Luiz Datena (PSC), cotado para a vaga na chapa do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo, para tomar uma decisão.

Zambelli disse que chegou a conversar com Bolsonaro sobre o assunto. "Eu falei para o presidente que em 2026 eu venho com certeza, mas em 2022 a gente precisa ter cuidado para não dividir a direita." Afirmou que, por ora, segue précandidata para mais um mandato na Câmara. Nas redes, Zambelli criticou Janaina. "É por essas e outras que me pedem para considerar o Senado."

Ao Estadão Janaina afirmou que, na publicação, tratou de independência. "Talvez esteja mais dizendo que ele (Bolsonaro) foge da minha independência e se ilude, achando que os aduladores o blindam", afirmou. No Twitter, ela reforçou sua disposição de se candidatar. "Quero deixar algo bem claro: eu sou pré-candidata ao Senado, ainda que venham Carla, Moro, Datena, Skaf, Tício, Mévio e Caio!".

Disputas. São Paulo não é o único Estado com disputas por Bolsonaro. No Distrito Federal, o Republicanos anunciou a ex-ministra Damares Alves na disputa, que também terá a ex-ministra Flávia Arruda (PL). Nos bastidores, o movimento é visto como pressão para Flávia ceder a suplência ao Republicanos. O Rio de Janeiro é outro exemplo. Enquanto o PTB quer lançar Daniel Silveira, o ex-jogador Romário (PL), que ocupa a cadeira hoje, já afirmou que ele é o candidato de Bolsonaro.