Título: A velha queixa dos aliados do Planalto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/04/2005, País, p. A4

Faz pelo menos um ano que os partidos amigos de Lula reclamam do trato que recebem no Executivo. Enquanto corteja o PMDB, o Planalto deixa de lado os aliados tradicionais como o PSB. - Até agora, desde o início do governo, eu não consegui liberar nenhuma emenda parlamentar - afirma o sempre calmo e ponderado senador João Capiberibe (PSB-AP).

Se fosse apenas isso, até que ele poderia conformar-se, pois a chave do cofre da Fazenda atinge todos. Ocorre que o ex-governador também tenta, há três semanas, falar com o responsável pelo setor de alta complexidade do Ministério da Saúde. Quer alertar o burocrata sobre a suspeita de contaminação da água da hemodiálise nos hospitais de Macapá (AP).

- Até carta ao ministro (Humberto Costa) já mandei e nada. Só vão abrir os olhos e ouvidos quando inocentes começarem a morrer - desabafa Capiberibe.

Alerta semelhante foi feito em 1996, em Caruaru (PE), mas as autoridades só tomaram alguma atitude depois da morte de mais de 60 pessoas.

Enquanto o pequeno e fiel PSB reclama, um emissário de Costa passou várias horas nos gabinetes do enorme e infiel PMDB do Senado, na quinta-feira. Coisas da política.