Título: 'Havia muitos corpos na rua'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/04/2005, Internacional, p. A7
- Um dos primeiros a chegar ao local da tragédia, Alfred Millot, que lidera a equipe de prevenção e combate à incêndio da luxuosa Galeria Lafayette - local usado temporariamente para colocar os corpos das vítimas - disse ter visto pelo menos 10 pessoas penduradas em diferentes janelas.
- Foi uma situação muito dramática - comentou Millot, ex-bombeiro. - Quando cheguei, cinco minutos depois da primeira ligação, as pessoas já estavam totalmente em pânico. Algumas pularam, é muito difícil em uma situação dessas dizer para que mantenham a calma.
Com os equipamentos da loja a equipe começou a combater o incêndio.
Chakib San, que mora em um prédio próximo ao hotel, contou ter sido acordado aos gritos de ''Fogo! Fogo!''. Ele disse ter visto três pessoas saltando do edifício em chamas, inclusive uma mulher com uma criança nos braços. As duas permaneceram imóveis quando atingiram o chão.
- Todo mundo estava gritando. Havia muitos corpos na rua - relatou.
Muitas prostitutas da vizinhança também testemunharam a tragédia.
Laure, de 41 anos, contou que ela e outra mulher ajudaram um homem a escapar, depois que o ouviram gritando e pedindo ajuda. Ele conseguiu alcançar ao telhado do prédio do hotel e escalou para o telhado de um prédio adjacente, disse.