O Globo, n. 31438, 03/09/2019. País, p. 6

Bolsonaro: ‘Ministério Público abusa, sou vítima disso’
Daniel Gullino


O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que integrantes do Ministério Público cometem abuso de autoridade em diversas ocasiões e disse que ele mesmo foi vítima desse tipo de conduta.

Bolsonaro fez o comentário enquanto falava dos vetos que deve fazer no projeto sobre o tema, aprovado recentemente no Congresso.

— Deixo bem claro. O Ministério Público, em muitas oportunidades, abusa. Abusa. Eu sou uma vítima disso. Respondi tantos processos no Supremo por abuso de autoridade. Isso não pode acontecer. Todo o MP, eu sei que grande parte é responsável, mas individualmente alguns abusam — disse o presidente Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

O prazo para que Bolsonaro apresente o próprio parecer em relação ao projeto que prevê punições para o abuso de autoridade termina na próxima quinta-feira.

Até aqui, o presidente disse que pretende vetar nove pontos do projeto, e que está analisando ainda um décimo. O único trecho que o Bolsonaro já adiantou que irá vetar é o que prevê punição para o uso irregular de algemas em operações policiais.

— Nove estão garantidos, vou discutir o último — voltou a repetir ontem, conforme já havia dito no fim de semana.