Título: Emoção inédita do público
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/04/2005, Internacional, p. A8

Pela primeira vez na história da Igreja Católica, a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, que pede inspiração ao Espírito Santo para os cardeais que votam no conclave, pôde ser assistida pelo público. Milhares de fiéis de todo o mundo, e vários turistas, foram à basílica de São Pedro ontem.

- É importante vir e pedir a Deus que o Espírito Santo os ilumine nesta hora - justificou a romena Anca Martinas.

De pé e apoiada em uma coluna, Giovanna, uma senhora de Roma, buscava com os olhos um local para sentar. Para ela, fazer o esforço de vir até a basílica é a única forma que os fiéis têm para participar de alguma maneira da eleição papal.

- Os cardeais se sentem menos sozinhos neste momento difícil e nós estamos aqui para lhes recordar que na hora da escolha devem pensar somente em quem será o melhor papa para guiar a Igreja com humildade e com amor - assegura.

Aos fiéis misturavam-se turistas com guias, máquinas fotográficas e câmeras de vídeo. Alguns sequer sabiam que havia uma missa que dava início ao conclave.

- Os que estão vestidos de vermelho são bispos ou cardeais? - perguntou um japonês a um policial.

Apesar do grande número de pessoas, na basílica reinava um silêncio sepulcral.

- Quando os olhamos, podemos duvidar de que escolherão corretamente o pastor da Igreja Católica, mas Deus atuará sobre eles. Basta lembrar o que ocorreu com João Paulo II, um cardeal desconhecido que o Criador converteu em um grande pastor - resumiu o sacerdote Manuel Alvárez, do México.

Muitos dos fiéis que foram à missa resolveram ficar no Vaticano, para acompanhar o momento histórico.