O Estado de S. Paulo, n. 46966, 20/05/2022. Internacional, p. A16

Análise: Vitória em Donbas está cada vez mais distante

Tom Balmforth
Jonathan  Landay


Mesmo após assumir o controle da cidade de Mariupol, a Rússia enfrenta a crescente perspectiva da derrota em sua tentativa de conquistar totalmente a região do Donbas, no leste da Ucrânia. As unidades militares foram severamente contra-atacadas e faltam recursos para avanços significativos.

O presidente russo, Vladimir Putin, terá de decidir se mandará mais tropas e equipamentos para fortalecer as forças militares à medida que mais armamentos enviados pelo Ocidente reforçam o poder de combate da Ucrânia.

É improvável que as forças da Rússia sejam derrotadas rapidamente, mesmo em uma situação em que não haja um novo destacamento de tropas se preparando para a continuação da batalha no Donbas, que já dura quatro semanas. “Acho que elas serão derrotadas com a atual posição ou se mobilizarem novas forças. Não acho que haja um meio-termo”, disse Konrad Muzyka, diretor da consultoria Rochan, com sede na Polônia.

Perdas. Ele e outros analistas dizem que as forças russas enfrentam perdas insustentáveis de tropas e equipamentos, e a janela para um avanço se estreita com os novas armas recebidas pela Ucrânia.

“O tempo está definitivamente trabalhando contra os russos. Estão ficando sem equipamento e sem mísseis particularmente avançados. E, é claro, os ucranianos estão ficando mais fortes”, disse Neil Melvin, do centro de estudos, em Londres.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse na terça-feira que “tudo está planejado” para a vitória. Mas Mikhail Khodarionok, um analista militar russo influente, disse na TV que “a situação ficará francamente pior para os russos”.

A Rússia agora controla cerca de 90% de Luhansk, uma das regiões do Donbas, mas não conseguiu fazer grandes ataques em Sloviansk e Kramatorsk, principais cidades de Donetsk, a outra região do Donbas. Isso impediu que ela estendesse o controle sobre todo o território.

Foco. Michael Kofman, especialista da CNA, organização americana de pesquisa e análise, disse que está “profundamente cético” com relação às perspectivas russas de conquistar todo o Donbas. “Eles estão com uma força drasticamente enfraquecida e provavelmente com o moral muito reduzido.”

Muzyka analisou que a Rússia parece mudar o foco no Donbas ao levar os grupos táticos do batalhão para outras cidades depois de não conseguir quebrar as defesas ucranianas em Donetsk. 

São Jornalistas