Título: Adunb e Sindicato também protestam
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 19/04/2005, Brasíli, p. D8
A Associação dos Docentes da UnB (Adunb) ficou insatisfeita com a maneira de realização da última reunião do Consuni. Estudantes e ao menos dois membros do conselho afirmam que o horário de início não foi respeitado e que às 14h45 as principais votações haviam sido encerrados. A reunião estava marcada para as 14h30. - Antes do horário marcado, a maioria dos membros do Consuni já estava presente. A condução foi roteirizada e inflexivel e a votação aconteceu antes de qualquer discussão - declarou o diretor da Faculdade de Educação, Erasto Mendonça.
Segundo o professor, a reunião foi toda atípica, ainda mais pela presença da força policial. O presidente da Associação de Docentes da UnB (Adunb), Rodrigo Dantas, também foi impedido de entrar na reunião. Apesar de ser convidado do conselho para a maior parte das reuniões, ele não faz parte do conselho.
- Entre uma discussão e outra a Adunb foi excluída. Parece que está tudo certo, mas não está. Os conselheiros foram pressionados e o aparato policial dificultou a entrada de alguns deles - declarou Dantas, acrescentando que a reunião começou com antes do horário marcado.
Artur Simimbu, 20 anos, estudante de Ciências Políticas e dirigente do Diretório Central dos Estudantes, acredita que a decisão do Consuni de manter a proporcionalidade foi preconceituosa e que não está havendo a discussão esperada de uma universidade.
- Dizem que os estudantes não participam, mas quanto mais se incentiva, mais participação há - afirma Simimbu.
Cosmo Balbino, coordenador geral do Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos (Sintfub), também achou a eleição estranha:
- Cheguei às 14h35 e me disseram que a votação estava encerrada. Achei estranho, porque foi tudo muito rápido.
O reitor afirmou que a votação se iniciou às 14h40, pois já havia quórum e todas as questões já haviam sido discutidas na reunião interrompida anteriormente. (SC)