Título: Ratzinger prova sua força
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, Internacional, p. A8

Conservador guardião do dogma é eleito líder da Igreja Católica

VATICANO - De prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão que substituiu a Santa Inquisição, a sucessor de São Pedro. Depois de quatro escrutínios, 115 cardeais escolheram o alemão Joseph Ratzinger como o novo líder da Igreja Católica. Aparentando cansaço, emoção e nervosismo, o papa Bento XVI apareceu à sacada do Palácio Apostólico, de onde saudou as 200 mil pessoas que se concentravam na praça São Pedro e os 1,1 bilhão de católicos no mundo. ¿ Queridos irmãos e irmãs, depois do grande papa João Paulo II, os cardeais elegeram a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor ¿ disse Bento XVI, antes de abençoar os ajoelhados fiéis com a Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo).

Assim como no primeiro dia de conclave, segunda-feira, o anúncio de que o papa fora eleito ocorreu em clima de suspense. Depois das duas votações matinais, a chaminé da Capela Sistina expeliu uma fumaça cinza. Minutos depois, os sinos da basílica de São Pedro começaram a soar. Muitos fiéis comemoraram, mas na realidade, as badaladas sinalizavam que era meio-dia e não o resultado do conclave. Ratzinger foi eleito na primeira votação da tarde, a quarta desde o início do processo. Às 17h49 (12h49 em Brasília), uma fumaça novamente acinzentada chamava a atenção no céu de Roma. Aos poucos, tornou-se branca e, 15 minutos depois, o sino da basílica voltou a soar, não deixando mais dúvidas.

A multidão na praça São Pedro festejava. Pessoas que estavam nos arredores do Vaticano correram para aguardar o novo papa. Em minutos, centenas de milhares de pessoas estavam no local e ouviram Bento XVI dizer que o que conforta é saber que Deus ¿sabe trabalhar¿ e que atuará com ¿instrumentos suficientes¿ para seu pontificado.

¿ Sobretudo, confio nas preces de vocês. A elas me entrego ¿ acrescentou Ratzinger.

¿ O importante é que a Igreja não está mais órfã ¿ celebrava um grupo de freiras mexicanas.

¿ Ele vai ser um papa muito melhor do que muitos acreditam. É o homem que os católicos necessitam ¿ disse o alemão Stephan Oechsle.

Segundo o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, que participou da votação, a decisão do colégio foi rápida. Dom Manuel Parrado, vigário-geral de São Paulo, que o substitui, informou que dom Cláudio telefonou para ¿manifestar o contentamento existente entre os membros do conclave e dizer que a eleição foi praticamente uma unanimidade¿, contou d. Manuel.

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, confirmou que a primeira viagem oficial já programada do papa Bento XVI será para seu país natal, a Alemanha. Ele participa em agosto das Jornadas Mundiais da Juventude, em Colônia. Os outros compromissos serão decididos nos próximos dias.