Título: Para CNBB, postura quase inflexível
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, Internacional, p. A15

Para o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Odilo Scherer, o papa Bento XVI manterá uma postura inflexível quanto a vários assuntos, principalmente em relação ao aborto.

- A Igreja Católica não abre mão da defesa da fé e da vida, da dignidade humana e dos valores éticos fundamentais. Ou vocês esperariam que o novo papa seja um dia a favor do aborto? Não vai. - afirmou Scherer. O bispo também falou da missão da Igreja Católica no país.

- A questão é encontrar um modo para a Igreja Católica no Brasil exercer melhor sua função. Esperamos muito a ajuda do novo papa nessa direção - afirmou. D. Odilo disse que, em breve, a CNBB deve formalizar um convite para que Bento XVI venha para o país. Mas observou que o novo pontífice, nesse aspecto, deve ser diferente de João Paulo II.

O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, disse que Ratzinger foi ''um dos mais importantes teólogos do século 20'' e tem ''um perfil muito claro e firme no depósito da fé''.

- Ele será capaz de compreender as realidades porque tem a segurança da fé católica. Terá como atualizar temas quentes - garantiu o núncio.

Já para dom Mauro Morelli, ex-bispo da diocese de Duque de Caxias, as credenciais conservadoras do novo papa ainda não são suficientes para estabelecer as diretrizes no futuro.

- É um tempo novo, uma situação nova, cabe a ele decidir qual o rumo que a compreensão da fé deve tomar - disse.