Título: Banco reembolsa aposentados lesados
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, Economia & Negócios, p. A21

Polícia Civil já identificou quadrilha que fraudava empréstimos com desconto direto no benefício no Pará e em São Paulo

A Polícia do Pará já identificou toda a quadrilha de falsários que aplicava golpes em aposentados do INSS no Estado e em São Paulo. O banco BMG anunciou ontem que já ressarciu todas as parcelas descontadas indevidamente dos benefícios de aposentados vítimas da fraude do crédito com desconto em folha.

A identificação da quadrilha foi feita com a ajuda de dois grandes bancos nacionais. O BMG - que tem convênio com a Previdência para empréstimos a aposentados, com desconto no benefício - foi um dos bancos lesados que ajudou a polícia a encontrar os bandidos. O vice-presidente da instituição, Roberto Rigotto, afirmou que a quadrilha só teria conseguido 20 empréstimos fraudulentos.

- Isso tudo mostrou que o sistema é muito seguro. A quadrilha foi identificada antes de qualquer dano maior - disse.

Os bandidos têm como base a cidade de Ananindeua (PA). Os falsários recolhiam dados dos aposentados e produziam documentos para abrir contas nos bancos e ao mesmo tempo retirar empréstimos fraudulentos. O valor médio sacado era de R$ 5 mil.

Assim que os aposentados começaram a reclamar no Procon do Pará sobre débitos em seus benefícios de empréstimos não realizados, o BMG enviou ao Estado uma equipe de auditoria, que ajudou a Polícia Civil a identificar a quadrilha.

Um dos bandidos é funcionário de um dos bancos para os quais eram enviadas as ordens de pagamentos dos empréstimos falsos. Cabe às instituições pagadoras conferir se o beneficiário do empréstimo é realmente quem apresenta os documentos. Assim que a quadrilha desconfiou que a Polícia já tinha informações sobre as fraudes, os saques começaram a ser realizados em outras cidades.

Outros grandes bancos foram lesados pela quadrilha, mas a Polícia não divulgou os dados da investigação. O BMG ressarciu todos os oito aposentados que tiveram os nomes usados pelos falsários. Rigotto afirmou que estes foram os únicos casos envolvendo o banco.