Título: Roriz faz aliança no PMDB
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, Brasília, p. D1

Governador quer reagrupar alas

Um encontro ontem entre o governador Joaquim Roriz e os deputados federais do PMDB Eliseu Padilha (RS), Moreira Franco (RJ) e Michel Temer (SP), presidente nacional da legenda, selou um acordo: o chefe do Executivo local será nome certo na cruzada de líderes peemedebistas pelo País em prol da unidade da sigla. Durante almoço em Águas Claras, Roriz não apenas se prontificou a colaborar com a reintegração das alas contra e a favor do apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, como também ofereceu a residência oficial para discussões do PMDB. Caso a iniciativa dê certo, o governador - impedido de concorrer novamente ao GDF - ganha como recompensa um salto em âmbito nacional, e fica na expectativa de uma possível indicação para chapa à presidência.

Segundo Temer, as viagens aos estados começam em no máximo duas semanas. O objetivo é discutir sugestões de programas e buscar a união em torno de um ideal político forte, o que Temer acredita estar concretizado em seis meses. Roriz defende como bandeiras transportes, alimentação e moradia - este último, marca de sua polêmica gestão de distribuição de lotes.

- A partir de agora manteremos uma linha direta de contato. Acho bom este interesse. Roriz é uma figura de expressão que pode colaborar - avaliou Temer, sem descartar o provável interesse do governador do DF em expandir seus objetivos políticos.

Roriz voltou a falar no encontro sobre uma possível indicação de seu aliado Tadeu Filippelli, presidente do PMDB-DF, para a liderança da sigla na Câmara dos Deputados. No entanto, o próprio governador teria reconhecido as dificuldades de emplacar o atual secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, e ressaltado que o importante era colocar o tema em pauta. A disputa hoje está entre os deputados José Borba (PR), atualmente no cargo, e Saraiva Felipe (MG).