O Globo, n. 31574, 17/01/2020. Economia, p. 19

Para secretário, digitalização do INSS fez fila crescer

Marcello Corrêa


A digitalização de serviços no INSS ampliou o acesso do cidadão aos pedidos de benefícios, mas aumentou a demanda nos sistemas internos do instituto. Esse é um dos fatores que ajudam a explicar a fila de requerimentos no órgão, na avaliação do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paul oU e bel. O foco do governo este ano será melhorar o sistema“da por tapar adentro ”:

— Nós realizamos a transformação digital dos serviços prestados ao cidadão. O que talvez fosse levar seis meses para entrar antecipou a demanda. Agora, ao longo deste ano, o foco principal é melhorar os processos internos, para que, além de o pedido ficar mais fácil da porta para fora do cidadão , [ o sistema] fique mais forte da porta para dentro.

A crise no INSS levou a questionamentos sobre a necessidade de contratar mais servidores para o instituto. Só no ano passado, mais de seis mil funcionários se aposentaram. Uebel frisou que não faz sentido abrir concursos para o órgão, pois o aumento da demanda é questão pontual:

— A demanda excessiva de aposentadorias se deu em grande parte pela questão da nova Previdência. Isso é uma coisa que não vai se repetir. Você não pode tomar uma decisão estrutural com base em uma questão pontual.

Uebel disse ainda que a reforma administrativa será enviada ao Congresso de forma fatiada, a partir de fevereiro. A primeira etapa vai rever linhas gerais das regras do funcionalismo,como tempo par ater estabilidade. Num segundo momento, leis e decretos devem tratar de questões específicas, e mais polêmicas, como salários, sistema de progressão e avaliação de desempenho.