O Globo, n. 31574, 17/01/2020. Economia, p. 19

Saque dos R$ 500 do FGTS atrasa liberação do seguro-desemprego

Pollyanna Brêtas


Trabalhadores demitidos sem justa causa e que tentaram sacar o seguro-desemprego estão enfrentando dificuldades e atrasos na liberação do benefício. O problema começou na segunda quinzena de dezembro e ocorreu após a liberação do saque imediato de R$ 500 por conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O governo informou que ainda está verificando o número de trabalhadores prejudicados, mas afirmou que todos que tiveram dificultado o acesso ao benefício terão seus pedidos reprocessados e liberados até a próxima quarta-feira, dia 22. Já os seguros-desempregos solicitados a partir do dia 20 deverão ser liberados normalmente.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, o problema ocorreu porque, com a introdução das novas modalidades de saque do FGTS, a sequência dos registros no sistema do Fundo foi alterada. O saque imediato tem aparecido como informação mais recente e, para a liberação do seguro-desemprego, esta deveria ser “demissão sem justa causa”. Com isso, o sistema indica pendência, e o trabalhador não consegue solicitar o benefício.

O analista de marketing Miguel Faria, de 33 anos, está há uma semana tentando dar entrada no benefício, mas seu cadastro apresentou inconsistência. Ele efetuou o saque na nova modalidade de retirada do Fundo no ano passado:

— A solicitação apresentava “divergências” no final do cadastro. Agora, vou esperar a regularização para fazer um novo pedido. Estou em busca de recolocação no mercado de trabalho, mas, enquanto isso, quero receber o dinheiro do seguro-desemprego — afirma Miguel, que trabalhava há 2,5 anos em uma empresa e tem direito a receber cinco parcelas do benefício.