Título: Cada vez menos falências no DF
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, Brasília, p. D4

Mudança na lei traz estímulo

O número de falências no Distrito Federal registrou queda no primeiro trimestre do ano. Segundo levantamento da Centralização de Serviços dos Bancos SA (Serasa), as falências decretadas chegaram a nove, contra 20 do mesmo período do ano passado. De acordo o assessor econômico André Chagas, o Distrito Federal segue uma tendência nacional de queda. No País, o número de falências decretadas, no primeiro trimestre, chegou a 939, contra 1.001 do mesmo período do ano passado.

- Estamos observando a retomada do crescimento econômico, com aumento das vendas para o exterior. No mercado interno, a renda está mais elevada em 2,5%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado - avalia Chagas.

Segundo o assessor econômico, embora as taxas de desemprego estejam em crescimento, o número de desempregados nos primeiros três meses desse ano é menor do que no mesmo período do ano passado.

O assessor aponta ainda a aprovação da nova lei de Falências, que vigora a partir de junho deste ano, como outro fator para a queda no número de falências decretadas.

- A nova lei está desistimulando os pedidos de concordatas. As empresas preferem rever suas posições no mercado para optar pela recuperação, já que as concordatas devem deixar de existir - afirma o assessor econômico.