Título: Políticos defendem reforma
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/04/2005, País, p. A3

Nas homenagens aos 20 anos da morte de Tancredo Neves, ontem à noite em São João Del Rey (MG), políticos invocaram o líder mineiro para pregar a necessidade de uma reforma política no país. Houve, no entanto, divergências entre tucanos e petistas. Enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu uma reforma política imediata, o ministro petista Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), que representava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que ela é necessária, sim, mas apenas para depois de 2006.

- A reforma partidária só pode ser feito com a união dos partidos em torno da idéia. Ninguém pode mexer em regras eleitorais se não houver consenso, muito menos antes das eleições. Mas é uma necessidade do país, sim. Episódios recentes mostram isso - disse Dulci.

O ministro afirmou também que a reforma política era uma preocupação do presidente Tancredo Neves, que queria aproveitar o processo de redemocratização para aperfeiçoar a legislação eleitoral. Alckmin disse que a democracia consolidada se deve ao talento de Tancredo:

- Apesar desse estágio da democracia, o país não avançou na reforma política, o que é muito ruim. Muitas das crises que o país vive são políticas, de governabilidade, por não termos fidelidade partidária. Esperamos que essa data de hoje estimule essa reforma tão necessária.

O governador de Minas, Aécio Neveos (PSDB), foi o anfitrião, ontem, em São João Del Rey, nas homenagens ao avô. Estiveram também presentes o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), o senador José Sarney (PMDB-AP), o ex-presidente de Portugal Mário Soares, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), e o presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Todos visitaram o túmulo de Tancredo e depois a igreja de São Francisco, onde foi lançado o livro de imagens e documentos sobre a trajetória política, familiar e religiosa do político. Uma caminhada até o Memorial Tancredo Neves encerrou o programa de homenagens.