Título: Safra de indicadores negativos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/04/2005, Economia & Negócios, p. A20

O índice que mede o desempenho dos principais indicadores econômicos dos EUA registrou declínio em março, o que pode ser um sinal de que a economia americana esteja perdendo força, segundo dados divulgados ontem pelo instituto privado de pesquisa Conference Board. O índice, apurado pelo instituto, registrou uma queda de 0,4%, caindo para 115,1 pontos no mês passado. O resultado é o mais fraco deste ano - em fevereiro, o indicador teve alta de 0,1% e, em janeiro, a queda foi de 0,3%.

- A economia está em expansão, mas em um passo incerto - afirmou o economista do instituto Ken Goldstein. - Os preços da energia são mais uma vez os culpados pelo possível lançamento da economia em um ritmo lento. Mais preocupantes são os níveis de confiança na economia, tanto de consumidores como de empresários.

O índice ficou abaixo do que esperavam os economistas, que previam uma queda ligeiramente menor: 0,3%.

Dos dez indicadores econômicos que compõem o índice do Conference Board, oito tiveram declínio no mês passado, entre eles o de pedidos de auxílio-desemprego e o de licenças para construção. O número de novos pedidos de auxílio-desemprego caiu em 36 mil na semana passada, indicando uma possível necessidade de elevação dos juros por conta de aquecimento insustentável da economia.