O Estado de S. Paulo, n. 46566, 15/04/2021. Metrópole, p. A21

Vacinação de quem tem 60 anos começa dia 6

João Ker


Ontem, o governo do Estado de São Paulo anunciou a vacinação contra a covid para pessoas de 60, a partir de maio. Para quem tiver 63 e 64 anos, a imunização começará em 29 de abril; para aqueles com 60 a 62 anos, a vacina estará disponível a partir do dia 6. Esse grupo, de acordo com o governador João Doria (PSDB), reúne cerca de 2,24 milhões de pessoas.

Doria também afirmou que este grupo receberá, majoritariamente, as vacinas da Universidade de Oxford/astrazeneca, produzidas no País pela Fiocruz – e o governo aguarda o Ministério da Saúde enviar esse lote. De acordo com Regiane Cardoso de Paula, coordenadorageral do Programa de Imunização, pessoas com comorbidades são as próximas na fila da imunização em São Paulo.

Ontem, o Instituto Butantan entregou uma nova remessa ao governo com 1 milhão de doses da Coronavac, a serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI). À noite, a Fiocruz anunciou que também entregará nesta semana 5 milhões de vacinas contra a covid-19 ao PNI. Nesta quarta-feira, foi entregue cerca de 2,2 milhões de imunizantes Oxford-astrazeneca, sendo 215 mil para o Estado do Rio. Na sexta-feira, serão mais 2,8 milhões. Conforme o consórcio da imprensa, que inclui o Estadão, 24.956.272 já tomaram a primeira dose da vacina (11,79% da população).

Restrições. Desde segunda-feira, o Estado retornou à fase vermelha do Plano São Paulo, menos restritiva que a fase emergencial, implementada desde 15 de março. O secretário estadual da Saúde Jean Gorinchteyn afirmou que o período de maiores restrições conseguiu reduzir as internações gerais em 17,5%.

Nesta quarta, a Fiocruz divulgou Boletim Extraordinário no qual aponta para a “circulação intensa” do vírus no País. Até o fim de abril, a situação deve continuar em “níveis preocupantes”. Mas os pesquisadores ressaltam que as medidas restritivas das últimas semanas já indicam “êxitos localizados”.