Título: Vale acelera produção de minério
Autor: Durval Guimarães
Fonte: Jornal do Brasil, 22/04/2005, Economia & Negócios, p. A21

Objetivo é atender demanda externa

Construída em apenas 16 meses - quando o normal são quatro anos de obras - para atender à crescente demanda do mercado externo, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) iniciou ontem as operações da mina de Fábrica Nova, no município de Mariana, que irá produzir, anualmente, 15 milhões de toneladas de minério de ferro, destinadas à exportação. - Precisamos acelerar nosso passo para preservarmos a liderança mundial no setor - afirmou o presidente da Vale, Roger Agnelli, em solenidade que marcou o início das operações.

A urgência em abrir a mina levou a Vale a arrendar os equipamentos de transporte e concentração de minério pertencentes à empresa japonesa JFE Steel (antiga Kawazaki Steel) que estavam em funcionamento em uma jazida menor, denominada Capanema - uma operação compartilhada pela Vale e pela JFE que está sendo desativada. Como pagamento pelo uso dos ativos, os japoneses terão 20% da receita obtida em Fábrica Nova.

Segundo o presidente da Vale, a empresa investirá R$ 3,5 bilhões em suas operações em Minas Gerais, sobretudo na inauguração e ampliação de quatro outras minas, que entrarão em operação até o fim do próximo ano. A primeira é a de Fazendão, no município de Catas Altas da Noruega, que irá produzir 14 milhões de toneladas. Os outros investimentos são nas jazidas de Fábrica, de Itabira e de Brucutu.