Título: JK em clima de inauguração
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/04/2005, Brasília, p. D1
Gravação do fundador marca solenidade em TV
A festa ganhou clima de reinauguração da capital da República, com direito a apresentação de banda e chuva de papel. Ao som de uma gravação do discurso proferido pelo então presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960, no momento em que apresentava ao País a mais grandiosa obra de sua gestão, o governador Joaquim Roriz e o anfitrião do evento, senador Paulo Octávio, descerraram uma placa comemorativa dos 45 anos da emissora de televisão mais antiga da cidade: a TV Brasília. Adquirida pelo grupo empresarial de Paulo Octávio em 2001, a emissora estreou ontem, como parte dos festejos, uma nova tecnologia na transmissão digital de imagens - pioneira no DF - que consolidará o funcionamento da estação num raio que abarca DF e Entorno. O transmissor Felano-Larcan de US$ 500 mil foi fabricado em São Paulo, com tecnologia canadense. Com uma potência de 22 Kw, o equipamento permitirá ao canal 6 dar um salto na qualidade da sintonia. Para cumprir o objetivo, a emissora também trocou cabos, antenas e estabilizadores e reformou o seu boxe na Torre de TV. Os maiores beneficiados, pretende a empresa, serão os quatro programas diários de telejornalismo. Hoje, cerca de 30% do quadro da empresa é formado por jornalistas.
Ainda como parte das comemorações, 45 jornalistas foram homenageados pela emissora - boa parte deles pioneiros, que ajudaram a escrever a história da capital. Dentre eles, o repórter especial do JB Luiz Orlando Carneiro e o colunista do Caderno Brasília, Gilberto Amaral. O prestígio também se estendeu a membros do governo: o radialista Clayton Aguiar, administrador de Brasília, e o porta-voz do GDF, Paulo Fona, configuraram na lista dos que receberam um troféu e um diploma.
Participaram do evento político em comemoração ao aniversário de Brasília aliados do senador, como os deputados distritais pefelistas Eliana Pedrosa e Leonardo Prudente e o federal Osório Adriano, além de secretários do governo e autoridades locais. Em seu discurso, Roriz ressaltou obras que considera mais importante em seu governo - como o metrô, a Ponte JK e a hidrelétrica de Corumbá 4.
Paulo Octávio - sempre acompanhado pela esposa Ana Christina, neta de Juscelino - destacou a importância dos registros realizados pela TV Brasília ao longo da história da cidade. Na quarta-feira última, Paulo Octávio e o deputado federal José Roberto Arruda requereram duas sessões solenes, uma no Senado e outra na Câmara dos Deputados, em homenagem ao aniversário da capital.