Título: Comemoração e crítica no Tiradentes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/04/2005, País, p. A4

No dia em que Minas Gerais celebra em Ouro Preto a Inconfidência Mineira - que neste ano terá uma espécie de extensão para São João Del Rey, pelos 20 anos da morte de Tancredo Neves -, o governador Aécio Neves (PSDB) vai, mais uma vez, reclamar da partilha dos tributos que o governo federal não divide com Estados e municípios. Antonio Palocci estará presente, na condição de homenageado com a medalha da Inconfidência, embora o tucano tenha dito que o recado que dará ''não é'' para o ministro.

- É para o país. Não vejo essa questão como e oposição ao governo federal.

Segundo Aécio, a cerimônia ''é um momento marcante para Minas, que é onde está a raiz da história nacional'' - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o líder da revolta contra os altos impostos cobrados por Portugal, há pouco mais de 200 anos. O ex-presidente de Portugal Mário Soares será o orador oficial.

Aécio afirmou que o fato de o evento reunir governadores (seis) e ministros (seis) faz com que seja ''sempre uma oportunidade de falar sobre aquilo que está na base ou na raiz de todos os grandes problemas nacionais''. Disse que ''será sempre um brado à federação'', lembrando da luta pela democracia que travou seu avô Tancredo - presidente eleito em 1985 pelo Colégio Eleitoral que morreu sem tomar posse.