Título: Obras de Ratzinger estão esgotadas
Autor: Paula Barcellos
Fonte: Jornal do Brasil, 21/04/2005, Internacional, p. A10

Grande procura por livros do papa Bento XVI provocam reedições pelo mundo

Na rebarba do filão editorial sobre João Paulo II - biografias se multiplicaram nas livrarias -, movimentam-se no Brasil publicações do cardeal Joseph Ratzinger, papa Bento XVI. Editoras, especialmente as voltadas a estudos religiosos, correm para responder a procura do mercado. Não faltam leitores em busca de informações sobre o novo papa.

Quem sai na frente é a Editora Imago. Com a publicação de O sal da terra, editado em 1997, a obra de Ratzinger não rendeu bons frutos. Mas as expectativas agora são outras:

- A primeira edição não teve muita aceitação. Vamos ver se a aceitação vai se materializar agora - explica Eduardo Simões, editor da Imago.

Traduzido por Inês Madeira de Andrade, O sal da terra, único livro não esgotado no Brasil, é uma das obras mais representativas do pensamento de Ratzinger. Num diálogo com o jornalista alemão Peter Seewald, o novo papa explicita sua opinião sobre diversos assuntos. Desde sua vocação ao sacerdócio aos erros da igreja, passando por questões polêmicas como o aborto, nada escapou ao olhar crítico e conservador de Ratzinger.

- No livro estão todas as idéias do novo papa. A obra é a espinha dorsal do novo pontificado - complementa Simões.

Mas outras editoras estão correndo por fora. As Edições Loyola vão lançar o Introdução ao cristianismo. O livro já estava no prelo, mas teve seu lançamento adiado por problemas com a tradução. Na segunda-feira, a editora já deve uma data para a publicação.

A portuguesa Verbo, que tem filial no Brasil, lançou em A igreja e a nova Europa, em 1994. Os poucos exemplares, menos de 10, remanescentes na editora, foram rapidamente adquiridos horas após o anúncio do novo papa. Todos comprados pela imprensa. Em Portugal, a editora discute a possibilidade de uma reedição.

Mais dois títulos, também esgotados, foram lançados aqui: Breve introdução ao catecismo da igreja católica (Editora Santuário), 1997, e João Paulo II (Paulinas), 2000. Sendo o último, um relato fotográfico organizado por Hatzinger sobre os 20 anos de pontificado de João Paulo II.

Se uma das justificativas das editoras para a não reedição for a falta de público, o gerente da Livraria da Travessa faz um alerta:

- Acreditamos que vai ter forte procura. Já tivemos boas vendas de O sal da terra. E logo após a eleição, já tínhamos encomenda do livro - garante Benjamin Magalhães.

A busca por obras do papa Bento XVI não foi fenômeno restrito ao país com maior número de católicos do mundo. Desde ontem, os livros do Ratzinger estão esgotados nas livrarias da via da Conciliação, nas imediações da basílica de São Pedro do Vaticano. A Editora Vaticana já anunciou que está reeditando a obra do papa.

Na Alemanha, país natal de Bento XVI, seus textos se esgotam nas livrarias de Berlim e emplacaram nas listas dos mais vendidos. As vendas ultrapassam até as aventuras do jovem mago Harry Potter.