Título: Magela assume Banco Popular de olho no GDF
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/04/2005, Brasília, p. D3

Ex-deputado lançará Seguro Popular e Poupança Popular

Em uma cerimônia que contou com participação de autoridades do primeiro escalão federal - como os ministros do Trabalho, Ricardo Berzoini, dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e dos Esportes, Agnelo Queiroz - o petista Geraldo Magela assumiu ontem a presidência do Banco Popular do Brasil, subsidiária do Banco do Brasil criada para incluir a população de baixa renda no sistema financeiro. Pré-candidato do PT à corrida pelo Palácio do Buriti em 2006, Magela confia em um bom desempenho à frente da estatal para que sirva como alavanca eleitoral. Além disso, aproxima relacionamentos com o PT nacional e pode somar pontos nas prévias que escolherão o nome da legenda para disputar o GDF.

A ida de Magela para o BPB estava acertada desde o final do ano passado, e a intenção era anunciá-la durante a reforma ministerial. As articulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com partidos da base de apoio acabaram retardando tanto a reforma quanto a posse do ex-deputado, servidor do Banco do Brasil há 27 anos.

- Fui escolhido para a presidência pelo meu perfil profissional e político. Mas não com objetivo eleitoral. Sob um aspecto, pode até mesmo me limitar nas articulações [para a campanha ao GDF em 2006], pois terei que me dedicar ao banco. Mas sendo bem sucedido, naturalmente, haverá reconhecimento - avalia Magela. Caso seja o escolhido nas prévias, deixará o comando do BPB em abril do ano que vem, prazo máximo para a desincompatibilização.

O auditório do Centro Cultural Banco do Brasil ficou lotado. Além de parlamentares das bancadas distrital e federal, acompanharam a posse petistas de variadas correntes, presidentes de sindicatos, autoridades federais. O presidente do PP-DF, Benedito Domingos, também prestigiou Magela. Os dois vêm travando diálogos visando a possibilidade de aliança em 2006. Benedito desconversou, mas não esconde a simpatia pelo petista, quem apoiou no segundo turno nas últimas eleições.

- Magela estava merecendo uma função para compensar o esforço político que fez. Agora, a função pública é uma faca de dois gumes. É um risco, mas ele é uma pessoa que entende do assunto, pode se sair bem - afirma.

Durante a posse, o novo presidente do BPB anunciou medidas que serão implantadas nos próximos 90 dias. Será criado um Seguro Popular, com valores mais acessíveis, e uma Poupança Popular, para pequenos investimentos.

Pormenores dos projetos, como juros e parcelas, serão anunciados na próxima segunda-feira. Um projeto prevê ainda a abertura de linhas de crédito para bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos), em até R$ 1 mil. Magela disse que também faz parte do projeto a expansão da rede bancária em todo o País, aumentando a capilaridade.

O banco, que funciona há menos de um ano, tem cerca de 1,3 milhão de contas abertas e soma empréstimos de R$ 54 milhões. Magela prefere não definir metas.

- Com o acúmulo de conhecimento que o banco tem hoje, tem condição de identificar e analisar expectativas do mercado. Para isso teremos parcerias com Ministérios. O banco é um agente de políticas públicas - disse.