Título: OEA quer enviar missão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/04/2005, Internacional, p. A7

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) debatia ontem a possibilidade de enviar uma missão ao Equador para analisar as condições em que se deu a destituição do então presidente Lucio Gutiérrez.

Quito enviou uma missão à OEA para dar sua versão dos fatos. Blasco Peñaherrera, um dos integrantes, pediu a ''solidariedade'' da organização ''com o povo equatoriano, com o presidente interino Alfredo Palacio e com seu governo''. Ele também solicitou a ajuda da OEA na ''dura e complexa tarefa de restaurar e consolidar a instituição jurídica do país''.

Antes, entretanto, Peñaherrera criticou a própria instituição por não ter agido após a destituição da Corte Suprema pelo então presidente Lucio Gutiérrez, em dezembro.

Logo após a destituição do presidente, a OEA convocou uma reunião, que teve de adiar cinco vezes a pedido do Equador. Quito solicitou mais tempo para obter as informações solicitadas acerca da legitimidade do ação do Congresso.

O reconhecimento do novo governo equatoriano pela OEA é importante para o país, pois dele depende a concessão de empréstimos internacionais como os do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).