Título: Japão: desculpas à China
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/04/2005, Internacional, p. A8

Visita a santuário da II Guerra irrita Pequim

PEQUIM - A China se congratulou ontem com o pedido de desculpas do Japão por seu passado imperialista, mas protestou contra a peregrinação de parlamentares japoneses ao santuário patriótico de Yasukuni, em Tóquio.

- Ao olharmos para os grandes abusos que o Japão cometeu nos países asiáticos há 60 anos, entre eles a China, saudamos a atitude do premier japonês Junichiro Koizumi - declarou Kong Quan, porta-voz da diplomacia chinesa.

Mais cedo, Koizumi tinha apresentado, em Jacarta, suas ''desculpas sinceras'' pelos ''sofrimentos'' infligidos pelo Japão em seu passado imperialista, durante pronunciamento para chefes de Estado, durante reunião de cúpula África-Ásia para comemorar os 50 anos da Conferência de Bandung.

- O Japão analisa estes fatos históricos com um espírito de humildade - afirmou Koizumi, que revelou ainda que se reunirá, em breve, com o presidente da China, Hu Jintao.

Mesmo assim, a China expressou ''enérgico descontentamento'', em comunicado, por causa da visita de parlamentares japoneses ao santuário patriótico de Yasukumi, em homenagem aos soldados nipônicos mortos durante a Segunda Guerra Mundial.