Título: Lula agradece fidelidade do PTB
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2004, rasil, p. A-4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou ontem com o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), como uma ''recompensa'' à fidelidade do PTB ao governo Lula. Também foram convidados o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.

- Este jantar é uma homenagem ao PTB, um reconhecimento de que somos aliados de fato do Planalto - confirmou Mares Guia.

Mais do que um encontro político, houve a intenção de dar um caráter familiar ao jantar de ontem à noite, marcado para o apartamento funcional do presidente do PTB, na Asa Norte. Tanto que, além dos políticos, estavam convidadas as respectivas esposas.

- O PTB é da base, não há como negar - completou o ministro do Turismo.

O vice-líder da bancada, Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP), considerou o convite, que partiu do próprio presidente Lula, um sinal de prestígio dos petebistas perante o Planalto. Fleury, que não participou do jantar por conta de seu envolvimento com a campanha de Marta Suplicy em São Paulo, classificou o encontro de ''muito importante'' para o partido.

- Demonstra o grau de confiança depositada pelo presidente Lula em nós - afirmou o vice-líder.

O jantar ocorreu três semanas depois das denúncias de que o PT teria prometido - sem cumprir - repassar R$ 10 milhões ao PTB em troca de apoio em votações no Congresso e nas eleições municipais. Na época, tanto Jefferson quanto o presidente do PT, José Genoino, correram para desmentir os boatos, garantindo que não houve qualquer acordo financeiro entre as duas legendas.

- Aquela história não tinha qualquer sentido. Eram apenas ventos que sopram às vésperas das eleições - reforçou Fleury.