Título: Lula 2006 ou qual a cara do PT?
Autor: José Arthur Assunção
Fonte: Jornal do Brasil, 26/04/2005, Outras Opiniões, p. A13

Um dia desses me perguntei se votaria no presidente Lula na eleição do ano que vem. Lula merece ser reeleito? A reposta veio rapidamente. Poucas vezes na vida fui tão enfático como ao afirmar a mim mesmo que sim. Sim! É claro que votarei em Lula na eleição presidencial de 2006.

Fiquei então meio indignado com tamanha certeza. Por que não havia dúvidas sobre o voto no ex-operário, cuja eleição no passado já havia causado tanto medo principalmente na classe média, nos investidores e nos empresários?

Pois bem, essa minha indignação foi rapidamente dissipada quando parei por um instante e escrevi, item por item, tudo o que me levava a ter tanta convicção em reeleger Lula.

Enumerei mais de dez itens de destaque do atual governo. Todos eles, com exceção de um, tinham a ver com economia. Sendo presidente de uma entidade ligada a finanças, analiso diariamente a situação econômica do país e de nossas empresas filiadas. Por isso, não foi surpresa alguma constatar os avanços econômicos no governo Lula.

O único item destoante era quanto ao significativo avanço do Brasil nas relações exteriores. Nossa política externa é hoje muito mais ousada.

É evidente que outros pontos fora da Economia também mereceriam destaque, mas naquele momento só me vinham à mente o forte superávit da balança comercial, a inflação sob controle com a manutenção do sistema de metas, o superávit primário do setor público, maior do que no governo de Fernando Henrique, com queda substancial da relação dívida X PIB, e, principalmente, o início de um ciclo de crescimento econômico sustentável.

As boas novas econômicas desse governo não me saíam da cabeça. Afinal não é a economia que elege e reelege presidentes em todo o mundo? Sim, é verdade. Então não havia qualquer equívoco de minha parte em ser tão enfático na torcida pela reeleição do nosso presidente.

Mas ainda coube uma última indagação: Lula foi eleito para quê? Por que o povo votou nele? Para ter mais emprego, saúde, educação, enfim, para Lula olhar mais pelo Social.

E Lula está empenhado nessa empreitada? Creio que sim. Está sim. Mas, para mim, está empenhado tanto quanto estava Fernando Henrique e todos os outros presidentes brasileiros até então. E isso é muito pouco. Lula tinha que fazer mais nessa área. Muito mais. O social sempre foi seu discurso em todos esses 25 anos de vida política. Tudo bem que muito do prometia anteriormente era utópico. Mas dá para fazer mais. Muito mais!

Penso até que muitos dos avanços na economia nesses pouco mais de dois anos de governo vai ajudar a concretizar muitos dos programas sociais a longo prazo.

Mas o povo quer mais garra de seu presidente e de seus ministros. Agora. Já. Não se vê muita disposição para fazer coisas possíveis em várias pastas da área social. E o presidente Lula prometeu fazer o impossível.

Lula deveria investir numa verdadeira reforma ministerial para melhorar o governo. O PT chegou ao poder com o presidente Lula para ser diferente. Sei que o jogo político não se muda da noite para o dia. Mas parece que ao invés de o PT tentar dar início a um processo de mudança, passou a jogar da mesma forma. Às vezes muito bem, outras vezes nem tanto. O que dizer da eleição do deputado Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara dos Deputados?

Presidente, pretendo votar no senhor em 2006. Meu voto dificilmente irá mudar. Mas será que o povo brasileiro vai aceitar um governo do presidente Lula com tão poucos avanços sociais?

O povo, presidente, quer ver a marca do PT no governo, a marca do operário Lula, a marca de um Brasil enfim voltado para o seu povo. A reeleição está em suas mãos!

José Arthur Assunção é vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) e diretor da ASB Financeira