Título: Dia Mundial do Livro é comemorado no Parque
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/04/2005, Brasília, p. D6

À disposição dos visitantes, um acervo de obras literárias

Criado em 1995, o Dia Mundial do Livro será comemorado hoje no Parque da Cidade, das 9 às 17h. A leitura será estimulada por meio do lazer e do encantamento com atividades lúdicas. Também será disponibilizado um acervo literário para que as pessoas possam ler sentadas em almofadas coloridas, deitadas na grama e até mesmo, em pé. Para abrigar o evento será instalada a Tenda da Leitura no Parque da Cidade. A iniciativa faz parte das comemorações do Ano Ibero Americano da Leitura. Cerca de 4 mil livros serão entregues para a Tenda pelo projeto Mala do Livro - Bibliotecas Domiciliares.

Segundo a Unesco, entidade das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Dia Mundial do Livro foi criado com o objetivo de atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para o meio de transmissão de conhecimento mais universal e eficaz que existe.

O diretor geral da Unesco, Koichiro Matsura, considera que, hoje, mais do que nunca, o livro permanece, sob as suas diversas formas, um meio insubstituível de informação, de reflexão crítica e de educação.

- O livro está na base de formação para consolidar a democracia, os direitos humanos e as liberdades fundamentais. Esse dia também visa estimular a proteção do direito de autor e o acesso eqüitativo do público - afirma o diretor Koichiro Matsura.

O data 23 de abril foi escolhida para ser o Dia Mundial no Livro por causa da tradição espanhola de homens e mulheres trocarem flores e livros nesse dia e porque é, coincidentemente, a data de morte dos grandes escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Programação

9h - Abertura com o palhaço anjo que percorrerá o parque recitando poesias

11h - O escritor Jonas Ribeiro chega ao Parque de helicóptero para recitar poesias e contar histórias.

14h - Apresentação teatral Deu Rato na Biblioteca

15h - Sarau poético com Adeilton Lima que declamará Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, dentre outros.

16h - Jonas Ribeiro conta histórias