O Estado de S. Paulo, n. 46580, 29/04/2021. Política, p. A4

Planalto ajuda a redigir requerimentos de aliados

Lauriberto Pompeu



A assessora especial da Secretaria de Assuntos Parlamentares da Presidência, Thaís Amaral Moura, é indicada como autora de requerimentos feitos pelos senadores governistas Ciro Nogueira (Progressistas-pi) e Jorginho Mello (PL-SC) na CPI da Covid. É possível encontrar o nome de Thaís ao acessar as propriedades dos arquivos das solicitações dos senadores. A pasta é ligada à Secretaria de Governo, comandada por Flávia Arruda.

Ciro e Jorginho integram o Centrão e fazem parte da tropa de choque do governo na comissão. Entre os requerimentos de Ciro com a autoria identificada como tendo origem no Planalto estão a convocação da médica Nise Yamaguchi, conhecida por defender o uso da cloroquina contra o coronavírus, prática não recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Presidente do Progressistas, Ciro também solicitou a convocação do prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD), como testemunha. O presidente Jair Bolsonaro já disse que Rodrigues faz um “trabalho excepcional” porque deu “liberdade” a médicos para prescreverem o “tratamento precoce”, com uso de medicamentos sem eficácia comprovada.

Jorginho Mello apresentou requerimento que propõe convidar Gilberto Valente Martins, procurador-geral de Justiça no Pará, com o objetivo de ouvi-lo sobre recursos federais repassados para uso no combate ao coronavírus. Vice-líder do governo, Jorginho também solicitou o depoimento de Paulo Márcio Porto de Melo, presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital Militar de São Paulo. Os dois requerimentos têm como identificação a servidora Thaís Amaral Moura.

Procurados, o Planalto e os senadores Ciro Nogueira e Jorginho Mello não se manifestaram até a conclusão desta edição. / L.P.