Título: Dissonância também sobre a Alca
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/04/2005, Internacional, p. A7

Celso Amorim e Condoleezza Rice conversaram sobre oito assuntos: revigorar as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), negociações da Organização Mundial de Comércio (OMC), integração sul-americana, a cúpula dos países árabes e sul-americanos, a reforma do Conselho de Segurança da ONU, a missão no Haiti, o Fundo Democrático das Nações Unidas, além dos conflitos na América do Sul. Amorim negou ter o presidente Lula dito que a Alca não estaria na ''agenda'' da política externa do Brasil.

- O presidente disse que o assunto saiu da pauta dos jornalistas, porque deixou de ser polêmico. A questão não é ser pró ou contra, mas como e quando se chegar à Alca - comentou. O comunicado conjunto de seis ítens, no entanto, não traz qualquer referência à Alca.

Sobre a cúpula de países árabes e sul-americanos, a partir de 10 de maio, em Brasília, Condoleezza disse estar ''feliz porque os países da região terão a oportunidade de negócios''. Afirmou, também que Amorim manifestou interesse pessoal pelo processo de paz no Oriente Médio, e ela prometeu mantê-lo informado. O chanceler destacou que o objetivo da cúpula é de ''cooperação, e, se puder colaborar para o processo de paz, tanto melhor''. Foi uma resposta ao temor americano de que o encontro se transforme em protesto contra os EUA e Israel.

Pela manhã, o primeiro compromisso oficial de Rice foi um evento na embaixada, onde assistiu a uma roda de capoeira e conversou com a ginasta Daiane dos Santos e os jogadores de vôlei Tande e Franco. Condoleezza se impressionou com a habilidade física dos capoeiristas e se emocionou a saber da origem da arte marcial transmitida pelos escravos. Comentou o passado escravagista de seu país e o equiparou ao Brasil como duas ''grandes democracias multiétnicas'' de raízes européias, latinas e africanas. Ganhou um berimbau e prometeu aprender a tocar.

A secretária se disse fã de Daiane, que, segundo Condoleezza, a cumprimentou em russo. ''Ela é fantástica'', disse. ''Mal posso esperar para vê-la nas Olimpíadas.'' Condoleezza ganhou duas bolas de vôlei, um quadro e posou para fotos com as crianças do projeto Viva Vôlei, financiado pelos EUA. O evento na embaixada foi restrito às agências internacionais.