O Estado de S. Paulo, n. 46584, 03/05/2021. Política, p. A7

ANJ celebra Dia da Liberdade de Imprensa



Em referência ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado hoje, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) ressaltou, em nota, a importância do jornalismo para a sociedade e para democracia e lembrou os desafios que o País ainda enfrenta para garantir o exercício livre da profissão pelos jornalistas.

“A liberdade de imprensa, mais do que direito dos jornalistas e das empresas jornalísticas, é de todos os cidadãos. É fundamental para a democracia”, disse a entidade, que fez um alerta para “a intolerância e o autoritarismo que caracterizam o País nos últimos tempos”.

“A ANJ, mais uma vez, se solidariza com os jornalistas e as empresas jornalísticas do País, que vêm cumprindo a sua missão de buscar a verdade e informar os cidadãos. O consórcio de veículos de imprensa criado para apurar e divulgar os números da pandemia é exemplo claro dessa missão.”

Repetindo a tendência que já havia sido registrada em 2020, o Brasil recuou posições no ranking mundial de liberdade de imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. O País caiu para a 111.ª posição e entrou para o grupo de nações em “situação difícil” para a atividade jornalística.

Em homenagem à data, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fará hoje um seminário internacional. O evento terá painéis até amanhã, com a ANJ e outras entidades envolvidas na defesa da causa.