Título: PT anuncia apoio a Vladimir
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 28/04/2005, País, p. A4

Parlamentares defendem sua candidatura

A bancada federal do PT do Rio anunciou ontem, oficialmente, o apoio à candidatura de Vladimir Palmeira para o governo estadual. Palmeira retorna à vida política fluminense após o trauma vivido em 1998, quando foi proibido de concorrer porque a direção nacional do PT resolveu apoiar o nome de Anthony Garotinho para o Palácio Guanabara. O lançamento teve o apoio de cinco dos sete deputados federais e do senador, Roberto Saturnino. Os deputados Carlos Santana e Luiz Sérgio não assinaram o documento. Palmeira demonstrou animação com a disputa. Lembrou que o diretório estadual petista manifestou o desejo de apresentar candidatura própria. Considera importante um contraponto do PT às propostas de peemedebistas e pefelistas locais.

- Devemos ter um candidato apoiado por Cesar Maia, outro com o aval dos Garotinhos. Sobra um espaço para uma candidatura de esquerda.

Palmeira mostrou-se aberto a discutir, inclusive, políticas de alianças com outras legendas ditas progressistas. Isso poderá diminuir possíveis atritos, caso a verticalização seja mantida. Nem mesmo a possibilidade do Planalto apoiar uma possível candidatura de Ciro Gomes pelo PSB assusta o ex-deputado federal.

- Não vou abrir mão de minha candidatura nem pelo Miro, quanto mais pelo Ciro - brincou.

Na nota da bancada, os petistas acreditam que a candidatura de Palmeira poderá recuperar a auto-estima do PT fluminense. Desde 1998, quando houve a intervenção do diretório nacional, o PT do Rio começou a minguar, culminando com o pífio desempenho do deputado Jorge Bittar nas últimas eleições para prefeito da cidade do Rio.

- O Bittar é um bom candidato, mas enfrentou os problemas que se acumularam na legenda. Chegou a hora de darmos uma virada - acrescentou Palmeira.