Título: Gordura leva ao diabetes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2004, iência, p. A-12

Pesquisa desvenda mecanismo de geração da doença

Cientistas americanos anunciaram ontem a descoberta do que consideram o mecanismo celular básico que leva à obesidade e ao diabetes tipo 2.

Em artigo publicado na revista Science, os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard indicaram que o excesso de gordura exerce uma pressão negativa sobre as células.

Essa pressão causa o que descrevem como ''uma cascata de genes e proteínas'' que, em última instância, alteram a função da insulina.

O resultado desse transtorno é uma inflamação celular e, por último, o diabetes.

Só nos EUA o diabetes tipo 2 afeta cerca de 18 milhões de pessoas e é a causa de quase 200 mil mortes ao ano.

Até pouco tempo, o diabetes era considerado uma doença de adultos, mas agora também é diagnosticada em jovens e crianças que, na maioria, têm problemas de excesso de peso.

- Demos um importante passo para entender as raízes do diabetes tipo 2 e das doenças metabólicas - disse Gokhan Hotamisligil, chefe da Escola de Saúde Pública de Harvard, que dirigiu o grupo de pesquisadores. - É a peça que falta e que integra os mecanismos da doença em diferentes partes do corpo, incluindo os tecidos gordurosos, o fígado e o pâncreas'', acrescentou.- completou o cientista americano.

Até agora os pesquisadores tinham um quadro incompleto da forma como a acumulação de calorias em excesso e de milhões de células gorduras desencadeiam um estado crônico de inflamação celular e a resistência à insulina.

Com o tempo, esses problemas causam complicações cardíacos e doenças hepáticas, além do danos trazidos pelo diabetes, como a cegueira progressiva.