Título: Câmara pode criar CPI do Zoológico
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 28/04/2005, Brasília, p. D1

Deputados distritais querem investigar doação de animais

Requerimento para abertura de uma nova CPI na Câmara Legislativa começou a circular ontem na Casa, e já conta com oito assinaturas. O número seria suficiente para que o pedido do deputado Chico Floresta (PT), de investigar denúncias de tráfico de animais no Zoológico do DF, fosse apreciado em plenário pelos distritais. No entanto, como existem duas comissões em funcionamento - da Saúde e da Educação - para protocolar a terceira será necessária a assinatura de 13 parlamentares, segundo o Regimento Interno. O pedido de CPI foi embalado pela Comissão Geral realizada ontem no plenário da Casa, que discutiu supostas irregularidades no zoológico, que levou ao fechamento do local há duas semanas e que hoje é alvo de investigações no Ministério Público do DF e na Polícia Federal. Segundo denúncias, três de sete animais doados pelo zôo ao criadouro Fazenda Serra Azul, de propriedade de Noel Gonçalves Leme, têm atestados de óbitos assinados pela veterinária Deborah Sheidegger Soboll, da Fundação Pólo Ecológico. Ontem, no entanto, a funcionária negou ter emitido as certidões.

O vice-presidente da Casa chegou a pedir que a veterinária repetisse na hora a assinatura dos documentos. Ela se recusou.

- Vamos fazer uma requisição de exame grafotécnico da assinatura à Polícia Civil para conferirmos - disse o deputado Peniel Pacheco (PDT).

Além da veterinária, participaram do debate o diretor do zoológico, Raul González, o secretário de parques, Ênio Dutra, e representantes do Ibama-DF. González afirmou desconhecer tais atestados de óbito e ressaltou que a doação dos animais (gnus, waterbucks e cervos) para o criador foi legal. De acordo com o diretor, Noel tem registro o Ibama e doou, em troca, um rifle e materiais de consumo no valor de R$ 12,4 mil.

Para Floresta, porém, a discussão ontem suscitou mais dúvidas que respostas.

- Há a hipótese de os documentos originais terem sido destruídos no zoológico. É preciso investigar, daí a importância da CPI - reforçou o vice-presidente da Câmara.