Título: Índios exigem presença de Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/04/2005, País, p. A6

Os indígenas da comunidade Flechal, em Roraima, que mantêm quatro policiais federais aprisionados desde sexta-feira, só libertarão os reféns se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, forem ao local. Os índios macuxi querem que o governo federal faça alterações na homologação de forma contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol.

¿ Nós não fomos ouvidos pelo presidente Lula nem pelo Márcio Thomaz Bastos. Eles têm que fazer algo para mudar isso. Os indígenas do Flechal não querem viver isolados ¿ argumentou o líder macuxi Abel Barbosa, vice-presidente da Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur). O secretário estadual do Índio de Roraima, Adriano Francisco Nascimento, que passou a noite na comunidade, conversou com os quatro policiais e afirmou que eles estão bem e podem circular livremente pela comunidade, embora seguidos por vigias.

Ontem, o líder Abel foi para a área do conflito, acompanhado de Gonçalo Teixeira dos Santos, administrador regional da Fundação Nacional do Índio e de quatro agentes da Polícia Federal, entre eles o delegado Osmar Tavares, que afastou a possibilidade de conflito armado.

¿ O Abel já foi chefe da tribo lá no Flechal e pode atuar como mediador do conflito. Nossa intenção é abrir o diálogo. A reivindicação da comunidade é legítima. O modo de atuação, porém, não ¿ avaliou Gonçalo. Segundo Abel, a Sodiur tem 49 associados, muitos revoltados com a homologação da Raposa Serra do Sol porque isto significaria um isolamento das comunidades, que hoje desenvolvem projetos com não-índios e têm ações do governo municipal e estadual.

Com Folhapress e Agência Brasil