Título: Centro de Convenções reabre portas
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 24/04/2005, Brasília, p. D1

Com a reinauguração, amanhã, GDF projeta alavancar turismo de eventos em Brasília; obra estará concluída em setembro

A partir de amanhã o turismo de eventos irá ganhar um novo impulso em Brasília. A Ala Norte do Centro de Convenções Ulysses Guimarães será inaugurada como parte das comemorações do aniversário da cidade, como estava previsto originalmente. A obra é a principal aposta para alavancar o setor turístico da capital e deverá ser totalmente concluída em setembro deste ano, com a inauguração da Ala Sul. Além do Centro de Convenções, outras duas obras estão sendo esperadas pelo setor. A Biblioteca Nacional deve ser inaugurada no final deste ano e o Museu Nacional está previsto para abrir em maio de 2006. Os dois prédios fazem parte do projeto original de Oscar Niemeyer para compor a Esplanada dos Ministérios e já estão em construção, próximos à Rodoviária, no Eixo Monumental.

Com a inauguração do Centro de Convenções, Brasília vai poder competir com grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, no turismo de eventos, com a vantagem de oferecer um local central, próximo aos hotéis e à vida da cidade. O primeiro grande evento, já está marcado. A primeira reunião da Cúpula América do Sul - Países Árabes será realizada entre os dias 8 e 12 de maio e trará 33 chefes de estado à capital. São esperadas cerca de 3 mil pessoas para o evento.

O prédio do Centro de Convenções terá capacidade para receber até 9 mil pessoas em diferentes eventos paralelos. O Auditório Máster, com capacidade para 3 mil visitantes, é o ponto de destaque da ala que será inaugurada agora. Ele foi construído com piso e paredes de carpete, poltronas anatômicas e iluminação atual.

- É um dos mais modernos do Brasil - afirma o secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli.

Em setembro, quando a obra for concluída, a área útil do Centro de Convenções passará a ser de 47 mil metros. Quase o quádruplo do valor de antes da reforma (12,2 mil metros). Foram investidos R$ 120 milhões na obra. Além do Auditório Máster, há outros 13 auditórios modulares para 120 pessoas cada, hall de entrada exclusivo para autoridades, áreas de serviço e apoio, camarins e área VIP para autoridades.

Para a secretária Lúcia Flecha de Lima, o turismo de eventos é a grande promessa de investimento para os empresários locais. A secretaria espera investir também no turismo cultural, cívico e de lazer para atender aos turistas e moradores que permanecem na cidade nos final de semana.

Para incentivar o turismo cívico, já está sendo elaborado um projeto para trazer estudantes de escolas de diferentes partes do país para conhecerem a história da capital e assistirem a sessões especiais na Câmara dos Deputados e no Senado.