Título: Fique por dentro da campanha
Autor: Vivian Rangel
Fonte: Jornal do Brasil, 25/04/2005, Rio, p. A13

Locais de vacinação Todos os postos de saúde municipais. Ao todo, a vacina estará disponível em 1.280 postos em todo o estado. O que levar Documento de identidade e cartão de vacinação.

Vacinas Contra a gripe, que diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença, e contra difteria e tétano. Quem for viajar para locais que oferecem risco de febre amarela também poderá ser imunizado contra a doença.

Quem pode ser vacinado Todos os adultos com mais de 60 anos, exceto os que têm alergia à proteína do ovo ou ao timerosal, um conservante também encontrado no mercurocromo e no mertiolate. No caso da vacina contra difteria e tétano, há contra-indicações para pessoas acometidas pela Síndrome de Guillain Barré (doença rara que causa perda de elasticidade e de flexibilidade muscular) nas seis semanas após dose anterior dessa vacina.

Quando tomar A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começa hoje e estende-se até o dia 6 de maio. A vacina leva duas semanas para fazer efeito e deve ser tomada uma vez por ano.

Reações adversas Não há como a vacina provocar gripe, pois não contém vírus vivos, apenas mortos e fracionados. Os sintomas de gripe apresentados por alguns idosos após a vacinação podem ter duas explicações: a doença já estava incubada ou o contágio pelo vírus influenza ocorreu antes de o organismo alcançar o período de proteção proporcionado pela vacina. As reações adversas são brandas, normalmente restritas a vermelhidão e dor no local da aplicação da injeção.

Mais informações Tele-Saúde: 2273-0846.