Título: Tacada pelo turismo
Autor: Tina Braga
Fonte: Jornal do Brasil, 25/04/2005, Economia & Negócios, p. A19

Florianópolis terá primeiro campo oficial de golfe

Com investimento de R$ 30 milhões, o resort Costão do Santinho, localizado em Florianópolis (SC), constrói o primeiro campo de golfe profissional da capital catarinense. O empreendimento faz parte do condomínio residencial de alto padrão Costão Golf, que integra um sofisticado complexo esportivo. O empreendimento foi lançado em janeiro passado pela Costãoville, incorporadora que pertence ao grupo que controla o resort Costão do Santinho, no litoral norte de Florianópolis.

- É o mais importante projeto turístico em execução hoje em Santa Catarina - avalia o diretor-presidente do resort, Fernando Marcondes de Mattos.

A importância do empreendimento para o turismo se explica pelo potencial de atrair um turista diferenciado, aposta o secretário de Fazenda do estado, Max Bornholdt:

- Florianópolis tem uma vocação turística indiscutível. Mas no mundo inteiro o golfe é relacionado ao mundo dos negócios. Acreditamos que este empreendimento atrairá mais esse turismo, com a procura maior pela cidade para realização de convenções.

O empresário Lírio Parisotto concorda. Presidente da Videolar, empresa responsável por 70% da produção de DVDs do país, ele acredita que o empreendimento renderá frutos para a imagem do país no exterior.

- Tenho certeza de que muitos negócios serão fechados nesses campos de golfe.

Fernando Mattos recebeu, durante o feriado, um grupo de empresários e políticos, para a apresentação do novo projeto. Entre eles, o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o vice-presidente do Jornal do Brasil, Hélio Tuchler; o ex-ministro de Turismo Rafael Grecca, além de Parisotto e Bornholdt.

O Costão Golf ocupará uma área de 571.984 m², no distrito de Ingleses. Para efeito de comparação, o resort Costão do Santinho ocupa 1 milhão de metros quadrados, quase o dobro da área do Costão Golf. O campo de golfe e toda a infra-estrutura do condomínio estarão concluídos em dezembro de 2005.