Título: Deputados estaduais do PT apóiam Vladimir
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, País, p. A2
Um dia após receber o apoio de cinco deputados federais e do senador do PT do Rio, Saturnino Braga, o ex-deputado Vladimir Palmeira conquistou ontem a adesão de sete dos oito deputados estaduais do partido a sua pré-candidatura ao governo do estado em 2006. Apenas o presidente regional do PT, Gilberto Palmares, não concedeu, ''ainda'', o apoio.
- Como presidente regional, fui autor da proposta de candidatura própria. Como desejo consolidar essa idéia, preferi ainda não dar o apoio. Mas já temos outra reunião marcada - explicou Gilberto Palmares.
Vladimir garante que não se assusta com a possivel transposição eleitoral do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que sairia como candidato ao governo estadual, após a troca do PPS pelo PSB. Segundo Vladimir, caso necessário, poderiam haver dois palanques do governo federal no Rio:
- O Ciro Gomes tem luz própria, não vai precisar do apoio de ninguém do governo federal, já foi inclusive candidato à Presidência da República. O que pode acontecer são diversos palanques do governo Lula.
Apesar do discurso, a força do PT federal sobre o PT do Rio é muito grande. Por isso, a líder do partido na Assembléia Legislativa, Inês Pandeló, que convocou a reunião, fez questão de defender a candidatura própria ao governo estadual.
- A candidatura própria é o caminho para o PT no Rio, e o Vladimir é o melhor nome para respaldar esse projeto do partido para o nosso estado - disse.
Vítima de uma intervenção federal em 1998, quando, após ser escolhido pelo diretório regional, viu sua candidatura ser retirada por ordens do diretório nacional, Vladimir não vê possibilidade de nova intervenção:
- Não há menor possibilidade de ter intervenção, está dito politicamente. E posso garantir também que não vou intervir no governo federal - brincou.
Na próxima semana, além da reunião marcada com Gilberto Palmares, Vladimir promete se encontrar os prefeitos do PT no estado.