Título: No Rio, cinco pré-candidatos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, País, p. A2
Um ano antes do prazo legal para a apresentação das candidaturas, o Estado do Rio já conta com, pelo menos, cinco pré-candidatos anunciados. Além de Vladimir Palmeira, lançado quarta-feira pela bancada federal do PT, seguem fortes na disputa os nomes de Sérgio Cabral (PMDB) e Denise Frossard (PPS). A candidatura do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, também é apontada como alternativa do PSDB, e conta com apoio do ex-presidente Fernando Henrique.
Derrotado pelo atual prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL) em 2004, o senador Marcelo Crivella também está cotado. Uma das possibilidades discutidas é que ele deixaria o PL, migrando junto com um grupo de evangélicos insatisfeitos, para o PSC ou criaria um novo partido inteiramente evangélico. Poderia até contar a apoio do ex-governador, Anthony Garotinho, caso este não consiga espaço no PMDB para suas pretensões de disputar a Presidência.
Embora ninguém assuma publicamente, a candidatura de Cesar ao Planalto ainda é dúvida. Falta a ele projeção nacional que dê segurança ao partido para sair descolado do PSDB. Uma das alternativas seria Cesar disputar o governo do Estado, oferecendo uma forte resistência ao grupo Garotinho, que apóia Sérgio Cabral. Mas o nome de seu filho, Rodrigo Maia, também é lembrado como virtual candidato do partido.
Não bastasse, parlamentares dizem o casal Garotinhoa guarda decisão final do TSE para saber se poderiam se candidatar ao governo estadual.