Título: Cesar Maia passa por teste eleitoral
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, País, p. A2

Cesar Maia será testado de hoje até o fim de semana como candidato a presidente da República, segundo o seu partido, o PFL. O prefeito do Rio estará hoje na Assembléia Legislativa de Minas Gerais proferindo palestra sobre Um novo modelo macroeconômico para o Brasil. A divulgação do evento pelo PFL mineiro - que anuncia também que o prefeito estará no fim de semana em Curitiba e Porto Alegre, sem especificar o que fará - diz se tratar de um ''teste'', para o qual estará presente quase toda a cúpula nacional do PFL. - A rápida excursão, que será usada como teste, permitirá que a equipe que cuida da candidatura presidencial de Cesar observe sua performance e analise os efeitos de sua presença em grandes cidades - afirma o e-mail do partido em Minas.

O evento foi proposto por um pefelista, o deputado estadual Gustavo Valadares. Ele apresentou requerimento à mesa da Assembléia Legislativa mineira, que aprovou a proposta de ''reunião especial''. Segundo Valadares, foram convidados vários políticos para o evento - que ele não considera ser um ''teste''.

- Ainda é muito cedo para candidatura à Presidência.

Mas a divulgação feita pelo partido tem conteúdo eminentemente político-eleitoral, a começar pelo título dado à nota: ''Prefeito do Rio amplia suas chances para a Presidência em 2006''.

O texto começa defendendo Cesar e acusando o governo federal de ter tentado neutralizar sua candidatura com a intervenção nos hospitais do Rio. ''Para desespero do governo Lula, Cesar teve aumentado o número de convites para viagens pelo Brasil'', diz o comunicado. A crise nos hospitais do Rio acelerou o embate político. O PFL havia lançado a pré-candidatura de Cesar à sucessão de Lula em 2006 quando, no início de março, ocorreu a intervenção federal. O PFL classificou o fato como ''chantagem política''.